domingo, 22 de maio de 2011

Jardim Botânico do Faial já recebeu mais de 100.000 visitantes



O Jardim Botânico do Faial, onde é possível encontrar algumas das plantas mais raras dos Açores, já foi visitado por mais de 100.000 pessoas desde a sua criação em 1986.

A informação foi avançada hoje pelo Secretário Regional do Ambiente e do Mar na inauguração da obra de ampliação e reestruturação daquele jardim, apontado por Álamo Meneses como “o jardim botânico de referência dos Açores”.

Para o governante, o jardim botânico faialense, que no próximo mês celebra 25 anos de existência, tem “um significado grande do ponto de vista da visitação e da centralidade” que o Parque Natural do Faial tem vindo a assumir na promoção da ilha.

Segundo referiu na ocasião, o Parque Natural do Faial é, hoje em dia, “uma das estruturas que mais divulga o nome da ilha” e que “mais atrai pessoas para visitar o Faial”.

Álamo Meneses lembrou, todavia, que o Jardim Botânico do Faial, apesar de ser bonito, “não é destinado apenas à fruição”, sendo antes uma estrutura “que visa essencialmente a conservação da natureza e a manutenção da biodiversidade”.

Conforme referiu, uma das suas missões principais é a de promover a educação ambiental, “dando a mostrar às pessoas a nossa vegetação e a nossa flora, colocando aqui, de forma ordenada e reproduzindo os habitats em que normalmente estas plantas se encontram, aquelas espécies que são mais representativas e que têm um significado maior do ponto de vista da conservação da natureza”.

“Estão aqui as plantas mais raras da Região, incluindo algumas que nem são nativas do Faial”, referiu Álamo Meneses.

Adiantou porém que a missão porventura mais importante do Jardim Botânico do Faial é a de “servir de repositório de segurança para a conservação das espécies”.

A este respeito, lembrou que uma das formas de conservar as espécies é a chamada conservação ex-situ, ou seja, fora lugar de origem, adiantando que o jardim faialense “funciona para todas as ilhas como esse sítio”, onde as plantas “são mantidas de forma segura e cuidada para que se acontecer alguma coisa no ambiente natural seja sempre possível fazer a reintrodução nos sítios de onde essas plantas vieram”.

Além do mais, sublinhou o governante, associado a este jardim funciona também um banco de germoplasma, onde são mantidas sementes das espécies de plantas mais raras, para que tenhamos “mais uma outra via de segurança caso aconteça alguma coisa às plantas”.

Tudo isto funciona com o objectivo último de conservar a biodiversidade, daí que tenha sido escolhido simbolicamente este dia, em que a nível mundial se celebra o Dia Internacional da Biodiversidade, para inaugurar a obra de ampliação e reestruturação deste jardim, explicou Álamo Meneses.

O Secretário Regional do Ambiente e do Mar aproveitou também a ocasião para felicitar a jovem Beatriz Costa, aluna da Escola Secundária Cardeal Costa Nunes, da ilha do Pico, pela sua vitória na modalidade “Ambiente à Prova”, categoria de juniores, na fase final das XVI Olimpíadas do Ambiente, recentemente realizada no Algarve.

“Não é fácil ganhar as Olimpíadas do Ambiente”, afirmou o Secretário Regional, acrescentando que o resultado obtido por aquela jovem açoriana honra a todos e ao nosso sistema educativo, “mostrando que nas nossas escoas se trabalha a sério e se faz um bom trabalho”.



GaCS/FG

Sem comentários: