terça-feira, 24 de maio de 2011

Ana Paula Marques destaca investimento do Governo no combate à violência doméstica



A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, salientou hoje o forte investimento do Governo dos Açores na prevenção e no combate à violência doméstica, criando novas respostas sociais de apoio às vítimas.

A governante regional, que se reuniu com as entidades parceiras do Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica de São Jorge, na Escola Básica e Secundária das Velas, realçou mesmo as vantagens dos pólos locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica na Região, que já abrange seis das nove ilhas dos Açores.

Segundo Ana Paula Marques trata-se de uma resposta “inovadora” que tem como objectivo recolher informação que permita produzir diagnósticos de caracterização local das situações de violência doméstica, identificar e qualificar os principais problemas existentes e promover soluções adequadas às problemáticas aferidas.

Os pólos locais, que congregam entidades públicas e privadas locais, visam, ainda, assegurar uma resposta imediata de suporte às vítimas, numa lógica de co-responsabilização de todas as entidades intervenientes nas diferentes dimensões do fenómeno da violência doméstica.

Outra das apostas do executivo açoriano, segundo a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, é a qualificação dos técnicos que trabalham na área da violência doméstica.

Ainda no âmbito do combate e da prevenção à violência doméstica, o Governo dos Açores criou as Casas de Abrigo de apoio às vítimas, encontrando-se agora a desenvolver o projecto-piloto - Comissão de Intervenção Protocolada de Prevenção e Protecção do Idoso, no âmbito da Rede de Apoio Integrado ao Idoso em Situação de Acolhimento e Emergência, que tem como objectivo activar os procedimentos legais de prevenção e protecção do idoso em situação de risco ou violência, através de uma articulação estreita, na identificação, na denúncia imediata e na intervenção de apoio e acolhimento.

Recorde-se ainda que o novo Serviço de Teleassistência de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica já foi implementado na Comarca de Ponta Delgada.



GaCS\SM

Sem comentários: