quinta-feira, 26 de maio de 2011

Galardões “Praia Acessível” atribuídos a mais cinco locais nos Açores



O Projecto “Praia acessível – Praia para todos” teve início em 2004, tendo sido alargado ao arquipélago dos Açores em 2005. Este Projecto é uma iniciativa do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e está a ser desenvolvido em coodernação interinstitucional de vários intervenientes, entre os quais a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar que faz parte integrante do júri nacional. No âmbito dessa colaboração, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, promove a divulgação do Projecto junto das autarquias, articula a recepção das candidaturas e coordena as vistorias solicitadas pelo INR.

O projecto, com forte pendor humanitário, tem como principais objectivos tornar acessíveis as praias portuguesas a pessoas com mobilidade reduzida, sensibilizar o público em geral para este problema e dar a conhecer às pessoas portadoras de deficiência as praias com acessibilidade e promovê-las como destino de férias.

As candidaturas das entidades gestoras a este Projecto são voluntárias e a decisão da atribuição da Bandeira Praia Acessível – Praia para todos é da competência do INR.

Em 2005 houve uma zona balnear com a atribuição deste galardão na Região Autónoma dos Açores e em 2011 irão ser atribuídas 14 bandeiras, distribuídas por 4 ilhas (S. Miguel, Terceira, Santa Maria e Graciosa) e 9 concelhos.

Para o Director Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, “fica mais uma vez espelhado o interesse das entidades gestoras na melhoria das condições das zonas balneares. Para mais, nesta temática em particular, registámos um acréscimo de cinco locais, o que aumenta consideravelmente a possibilidade de escolha dos cidadãos com necessidades especiais.”

Em 2011 está classificada como “Praia acessível – Praia para todos” no Concelho de Angra do Heroísmo a zona da Prainha, na Lagoa, a Zona Balnear da Lagoa, em Ponta Delgada as Milícias e os Poços de S. Vicente Ferreira, na Povoação a Praia do Fogo (Ribeira Quente), na Praia da Vitória a Praia Grande, Porto Martins e a Zona Balnear dos Biscoitos, na Ribeira Grande o Areal de Santa Bárbara, a Praia dos Moinhos e a Zona Balnear das Poças da Ribeira Grande, a Praia em Santa Cruz da Graciosa, os Anjos em Vila do Porto e, no Concelho de Vila Franca do Campo a Vinha da Areia. As zonas balneares da Lagoa, Praia dos Moinhos, Poças Matriz, Praia da Graciosa e Praia Grande são as novas zonas em 2011.


GaCS/SRAM/DRAM

Sem comentários: