quinta-feira, 26 de maio de 2011

Qualidade e formação são apostas do Centro Regional de Apoio ao Artesanato






A criação de um espaço próprio que permita desenvolver todas as actividades do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), a criação de roteiros turísticos que incluam as unidades artesanais certificadas, a criação de um centro de documentação e de uma colecção de atesanato regional, e uma nova filosofia de promoção destes produtos foram alguns dos objectivos a implementar pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato e que foram apresentados hoje, em Ponta Delgada, pela directora deste departamento da Secretaria Regional da Economia, Sofia Medeiros.

Segundo aquela responsável “a criação de um espaço CRAA tem como objectivo fundamental articular a vertente administrativa, do actual centro, com a componente formativa, disponibilizando espaços para a qualificação técnica dos artesãos e abrindo as portas à comunidade civil”.

Este espaço será, essencialmente destinado “para a promoção de acções de formação, workshops e colóquios, entre outras actividades” permitindo “capacitar os públicos e artesãos para as actividades tradicionais, incentivando a inovação e fomentando a multidisciplinaridade”, disse.

Com o objectivo de aumentar a visibilidade das actividades artesanais açorianas e numa perspectiva de renovação, dinamização e afirmação de uma imagem com uma forte identidade o CRAA criou igualmente uma nova marca, a M.ART (Mostra de Artesanato), que vai susbtituir a designação até aqui utilizada de feiras.

“Todos os anos o secretariado das Mostras é subordinado a um tema, sendo que este ano esse tema é ‘Brinquedos de Ontem, Bonecreiros de hoje’. Assim, durante as mostras de artesanato “terão lugar momentos pedagógicos relativos à concepção de bonecos, para o público interessado”, destacou a directora do CRAA.

Serão igualmente criados “Kits Azores in a box – Artcraft”, destinados à promoção de produtos das diversas actividades artesanais açorianas, com o objectivo de alcançar diferentes públicos: “Estes kits serão divididos em três tipos diferentes, um destinado a ofertas institucionais de entidades públicas, outro para o público em geral e um dedicado em exclusivo às crianças”.

A criação de um sítio na internet em exclusivo para o artesanato é outra das actividades que será desenvolvida durante esta ano uma vez que, segundo Sofia Medeiros, “este é um dos passos fundamentais para a integração do CRAA nos roteiros web, que permitem potenciar a divulgação e promoção do Artesanato dos Açores, nas suas vertentes tradicionais e contemporâneas”. Será um espaço “para informação dos artesãos, mas também para a divulgação das suas páginas pessoais, para a troca de informação e para promoção dos nossos produtos”, destacou.

O CRAA prevê ainda a criação de “uma colecção de peças representativas do Artesanato dos Açores com a finalidade de dignificar, promover e projectar a imagem das Artes e Ofícios Açorianos”. Para isso, será brevemente iniciado o processo de inventariação, catalogação do espólio existente, fruto de doações e de acções de formação desenvolvidas nos últimos anos”.

Esta colecção “pretende representar e promover o Artesanato dos Açores nas feiras, mostras e eventos nacionais e internacionais de grande relevância nesta área, principalmente através da apresentação de trabalhos que se distinguem pela sua gande qualidade, e que são únicos no mundo, como é o caso, por exemplo, dos trabalhos em miolo de figueira”.

“Existem artesãos que, devido à sua idade ou a outras limitações, não podem participar em feiras no exterior, pelo que a criação desta colecção vai permitir continuar a mostrar o seu trabalho, que é de grande qualidade”, destacou ainda a directora do CRAA.,

O CRAA vai, também “criar um núcleo de documentação, aberto ao público, mas sobretudo aos artesãos, permitindo o contacto com publicações da área de forma a promover uma actualização constante dos seus conhecimentos e consequentemente dos seus trabalhos, incentivando-os a novas abordagens”, concluiu.


GaCS/NM

Sem comentários: