segunda-feira, 23 de maio de 2011

José Contente defende readaptação do sector da construção civil



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos defendeu hoje que o sector da construção civil, à semelhança de outros sectores com dificuldades, tem que se “readaptar” às novas condições.


José Contente, que falava à margem da reunião com o Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge, no âmbito da Visita Estatutária do Governo dos Açores àquela ilha, disse mesmo que “tem que haver adaptação das empresas às leis de oferta e de procura”.
Segundo acrescentou, “neste momento, o que nos parece é que havendo retracção do investimento privado, o Governo, as Câmaras e os institutos têm que garantir a fórmula correcta para a construção civil. Tudo aquilo que é feito tem que ser pago e só se deve fazer aquilo que se pode pagar. É essa a noção mais exacta da saúde da construção civil, de resto as empresas têm que se adaptar à oferta e à procura do momento presente”.
José Contente recordou ainda que o Governo juntamente com a AICOPA vai promover um estudo de diagnóstico sobre este sector à luz da actual conjuntura. Aliás, o executivo açoriano já promoveu com esta mesma entidade um outro estudo em 2006.
Referindo-se ao estudo promovido em 2006, o Secretário Regional considerou que as conclusões daquele estudo, “provavelmente, já não são aquelas que, neste tempo se manifestam”, ou seja, “provavelmente, o número de trabalhadores, neste momento, terá que ser menor perante também um sector de procura que é menor, uma retracção do investimento privado através do crédito bancário” e por isso, no entender de José Contente, “temos que ter novas estratégias e novas soluções para uma nova fase da construção civil, que é diferente daquela que foi no passado”.
Para além do sector da construção civil, outros dos temas abordados durante o encontro com o Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge foram os transportes colectivos e os investimentos em curso na rede viária desta ilha.
Falando sobre os transportes colectivos, o governante regional afirmou que o Núcleo empresarial da ilha de São Jorge considerou que neste momento já se justificaria uma carreira inter vilas, da Calheta e Velas, ficando o Governo dos Açores de estudar esta questão com a empresa de transporte colectivos, no âmbito da reforma do sistema de transportes colectivos que existe na Região.
No que concerne aos investimentos em curso na rede viária em São Jorge, José Contente explicou que no caso do acesso à vila da Calheta, o Governo encontra-se a reavaliar o projecto e se efectivamente os recursos financeiros permitirem no próximo ano esta intervenção, o executivo irá realizá-la, que, aliás, “é um compromisso” do executivo açoriano que, neste momento, tem que ser reanalisado à luz da actual conjuntura.
Na ocasião, o Secretário Regional destacou, ainda, que as redes de nova geração deverão chegar aos concelhos das Velas e da Calheta, num espaço de dois anos, uma iniciativa considerada por José Contente como “importante” e que beneficiará os cidadãos e o mundo empresarial.



GaCS/SM

Sem comentários: