terça-feira, 31 de maio de 2011

Governo assinala Dia do Ambiente com vasto programa de actividades



Um vasto leque de actividades programado pelo Governo dos Açores para o período entre 1 e 5 de Junho, em todas as ilhas, assinala o Dia Mundial do Ambiente e o Ano Internacional das Florestas.


O programa alargado, que associa também o Dia Internacional da Criança, que se comemora amanhã, dia 1, apela à reflexão, consciencialização e preservação ambiental e alerta para a importância das florestas na defesa da biodiversidade, agregando as três celebrações.


O Dia Mundial do Ambiente foi estabelecido pela Assembleia-geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado, desde então, no dia 5 de Junho, a efeméride catalisa a atenção e a acção política de povos e países para aumentar a consciencialização e a preservação ambiental.


Por outro lado, a ONU, tendo em conta a importância que as áreas florestadas têm na preservação da vida no planeta e a necessidade premente de serem preservadas e valorizadas, declarou o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas.


Esse contexto, de 1 a 5 de Junho, será dado particular destaque à adopção de boas práticas que garantam a perenidade dos recursos e a sustentabilidade ambiental.


Promovendo todas as suas principais áreas de actuação, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar pretende evidenciar os sete pilares do Ambiente nos Açores: gestão de resíduos, energias renováveis, conservação da natureza, assuntos do mar, recursos hídricos, ordenamento do território e qualidade do ar.
O programa prevê para Santa Maria, no dia 2 de Junho às 21h30, uma palestra do Director Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, sobre o Mar dos Açores. Já em São Miguel, o Director Regional da Energia, José Cabral Vieira, acompanhará, às 11h00, os alunos do curso de Ordenamento do Território e Ambiente numa visita à Central Geotérmica do Pico Vermelho.
Na Terceira irá ser apresentado o Parque Natural da ilha, pela sua directora, Sónia Alves, às 18h00, na Universidade dos Açores, enquanto que na Graciosa e nas Flores, de 1 a 3 de Junho, a Direcção de Serviços de Resíduos irá dinamizar diversas sessões sobre a correcta gestão de resíduos.
Amanhã, em São Jorge, às 21h00 , realiza-se, no auditório das Velas, uma sessão, aberta a toda a população, sobre a importância dos habitats naturais e divulgação do projecto Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores, com a presença do Director Regional do Ambiente, Dr. João Carlos Bettencourt, e, no Pico, a Direcção de Serviços de Recursos Hídricos irá demonstrar métodos de amostragem das águas na Lagoa do Caiado, durante a manhã, e falará sobre a utilização sustentada da água nas Jornadas das Escolas Profissionais do Triângulo.
No Faial, os técnicos da Direcção de Serviços de Monitorização, Avaliação Ambiental e Licenciamento irão falar sobre a monitorização da qualidade do ar e a sua importância para a saúde pública e visitarão a estação de monitorização da qualidade do ar da ilha, com alunos da escola local. No Corvo, os colaboradores do Parque Natural irão coordenar uma acção de controlo de invasoras e dinamizar, no Centro de Interpretação Ambiental e Cultural, uma sessão sobre a boa gestão de resíduos.
Para além das acções enunciadas no programa, irão ser desenvolvidas durante este período e em todas as ilhas dos Açores muitas outras actividades, envolvendo parcerias com entidades públicas e privadas.
Estas incluirão actividades próprias e outras integradas nos programas “Açores Entre-Marés” e “EcoFreguesias”. Incluem-se passeios pedestres interpretativos, saídas de campo a áreas protegidas, visitas a centros de interpretação ambiental, acções de limpeza, jogos lúdico-pedagógicos, palestras, visionamento de filmes, entre outras.
Destaca-se ainda a participação da Rede Regional de Ecotecas, dinamizada pelo Governo dos Açores, em actividades de comemoração do Dia Internacional da Criança, em associação com municípios da Região.


GaCS/FA

Sem comentários: