sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pedopsiquiatria nos hospitais da Região



A Directora Regional das Saúde disse hoje que está já ao serviço da Região um pedopsiquiatra que presta apoio aos hospitais de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.

Sofia Duarte falava na abertura do simpósio promovido pelo Centro de Desenvolvimento Infanto-juvenil dos Açores, um encontro destinado a abordar temas relacionadas com o autismo e as perturbações de hiperactividade e défice de atenção.

Na ocasião, a Directora Regional da Saúde elogiou a iniciativa que contou com a participação de profissionais das diversas áreas de actuação da saúde e educação e destacou, em particular, a presença do Dr. Lobo Antunes, uma referência nacional na matéria em análise.

Para Sofia Duarte o trabalho que tem sido levado a efeito nesta área tem contribuído muito para a melhoria das condições de vida das crianças, todavia assume fulcral relevância a necessidade de os serviços apresentarem uma resposta concertada, em termos de intervenção multisectorial.

Medidas como o aconselhamento parental, psicoterapia, com ênfase no apoio psicopedagógico e na reeducação psicomotora, bem como o tratamento farmacológico, deverão ser perspectivadas em conjunto, permitindo de forma articulada, a minimização das dificuldades cognitivas e comportamentais da criança com hiperactividade e défice de atenção.

A Directora Regional da Saúde destacou também os objectivos do programa Regional de Saúde Escolar e Saúde Infanto-juvenil, um programa implementado em colaboração com a Secretaria Regional da Educação e Formação e que visa a vigilância da saúde das crianças e dos jovens e a detecção precoce e encaminhamento das situações que possam afectar negativamente a sua vida ou a sua qualidade.


GaCS/RC

Sem comentários: