terça-feira, 24 de maio de 2011

Governo melhora deslocação de doentes



O Secretário Regional da Saúde anunciou em S. Jorge que os centros de saúde das ilhas sem hospital passam a poder decidir as deslocações dos doentes tendo em conta os tempos de espera dos hospitais da RAA e atendendo, sempre que possível, à preferência do doente.

Segundo Miguel Correia, esta medida veio aperfeiçoar e facilitar as condições de acesso aos serviços de saúde por parte dos cidadãos que vivem não só em S. Jorge, mas também nas outras ilhas sem hospital.

O regulamento de deslocação de doentes indica um hospital de referência, que por exemplo, no caso da ilha de S. Jorge é o hospital de Angra do Heroísmo, mas essa indicação preferencial, explicou o Secretário da Saúde, só deve ser entendida para tempos de espera iguais, ou seja não serão encaminhados para Angra doentes que tenham de ficar em lista de espera se se verificar, por exemplo, que o hospital da Horta ou o de Ponta Delgada tiverem uma resposta mais rápida.

Também foi dada a possibilidade dos doentes optarem por um outro hospital sempre que isso represente uma deslocação menos onerosa para o Serviço Regional de Saúde, como por exemplo no caso em que as pessoas podem ficar alojadas em casa de familiares.

Estas foram questões levantadas pelos utentes na visita efectuada por Miguel Correia, em Março, às unidades de saúde de S. Jorge. O Secretário da Saúde pôde agora constatar que as medidas foram bem acolhidas e vieram facilitar a deslocação de doentes desta ilha.

Miguel Correia anunciou também a remodelação dos serviços de atendimento no centro de saúde das Velas – na sequência de reclamações feitas pelas pessoas--, passando a existir dois balcões, um para a marcação de consultas, outro para deslocação de doentes e reembolsos, para além de serem afectos novos funcionários a estas funções.



GaCS/RC

Sem comentários: