sexta-feira, 27 de maio de 2011

Protecção Civil reforça formação técnica em Segurança contra incêndios em edifícios



As Jornadas de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, que decorreram esta semana em Angra do Heroísmo, “representam mais um passo na marcha da qualificação dos recursos humanos, é mais um degrau em prol da segurança e da Protecção Civil açorianas”, sublinhou hoje o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.


José Contente, que falava na sessão de encerramento das Jornadas, sublinhou que o novo regime jurídico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios veio normalizar, em termos de segurança, as disposições técnicas referentes às condições exteriores comuns; ao isolamento e protecção, condições de evacuação e instalações de equipamentos e sistemas de segurança.
As Jornadas, promovidas pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, reuniram diferentes actores em matéria de segurança, como projectistas, empresários, arquitectos e técnicos para, em conjunto, serem projectadas construções mais seguras e eficazes no combate a incêndios.


O governante referiu, a propósito, que a qualidade da segurança contra o risco de incêndios em edifícios parece já estar a produzir efeitos práticos. Indicadores estatísticos indicam uma diminuição de 17,5 por cento de incêndios em 2010 comparativamente a 2009.


Para este objectivo também contribuiu a alteração à legislação anterior. Actualmente os critérios de segurança contra incêndios são requeridos durante a vida do edifício e não somente na fase de projecto e licenciamento.


Entre os oradores das Jornadas destacam-se reconhecidos técnicos a nível nacional, o que representa “um esforço do Governo Regional em modernizar e actualizar os conhecimentos dos nossos técnicos em prol da nossa segurança”, acrescentou o Secretário Regional.


O governante realçou a importância que o executivo açoriano atribui às questões da Protecção Civil relativamente ao enquadramento geodinâmico dos Açores, “a segurança dos açorianos é e tem sido a matriz das medidas politicas que os governos presididos por Carlos César impulsionaram”, disse.


José Contente frisou ainda que o Serviço Regional de Protecção Civil é praticamente financiado pelo Governo dos Açores, razão segundo a qual “felizmente aqui não temos associações prestes a fechar, mas sentimos necessidade de dizer às nossas associações que hoje em dia elas devem ser geridas como uma empresa, com uma gestão responsável e de racionalização dos dinheiros públicos”.



GaCS/VS

Sem comentários: