segunda-feira, 23 de maio de 2011

Carlos César considera fundamental o contributo da população e das câmaras na gestão dos resíduos nos Açores



O Presidente do Governo os Açores disse esta tarde ser fundamental a contribuição da população e das câmaras municipais na organização do sistema que conduzirá ao pleno tratamento, valorização e eliminação de resíduos previsto no recentemente apresentado Plano Estratégico de Gestão de Resíduos dos Açores (PEGRA):

Falando na sessão de apresentação do Projecto de Construção do Cento de Processamento e Valorização de Resíduos de S. Jorge – integrada na visita estatutária que o Governo Regional iniciou hoje àquela ilha – Carlos César precisou que tal contributo passa pela separação de resíduos, sua recolha e, numa fase posterior, por um esforço no sentido de reduzir a própria produção de resíduos.

Lembrando que já estão em construção os centros de processamento e valorização de resíduos das Flores, da Graciosa e do Corvo, revelou que, em S. Jorge, uma estrutura similar, representando um investimento superior a cinco milhões de euros, será iniciada em breve e estará concluída no prazo de um ano.

“É um investimento fundamental, este que realizamos aqui na ilha de S. Jorge, com vista à sua sustentabilidade e à sua harmonia ambiental e à resolução de um défice que temos vindo a acumular ao longo da nossa história e que agora mais se evidencia quando, por toda a parte, se vulgariza este tipo de preocupações”, sublinhou.

Para o Presidente do Governo, o PEGRA – que representa um investimento global de mais de 200 milhões de euro – é um dos mais relevantes investimentos, do ponto de vista financeiro, realizados nos Açores.

“Este investimento só é possível graças à decisão recente do Governo da República (…) que reforçou os fundos comunitários disponíveis para este efeito em cerca de 100 milhões de euros”, realçou, recordando que a decisão do governo liderado por José Sócrates permite aos Açores aproveitarem “uma oportunidade de financiamento que não se repetirá com muita facilidade.”



GaCS/CT

Sem comentários: