segunda-feira, 30 de maio de 2011

Uma religiosa guarda o tesouro dos açorianos







A imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres está durante todo o ano sob o olhar da irmã Margarida Borges, que sente “imensa responsabilidade” por zelar pelo “tesouro de todos os açorianos”.






“É um trabalho imenso, de muita responsabilidade, porque aqui estão os olhos e o coração de todos os açorianos e nós temos a responsabilidade de levar este Senhor a todos eles, porque estamos a cuidar do tesouro de todos nós, a imagem do Senhor Santo Cristo, que depois nos leva ao verdadeiro Senhor, Jesus de Nazaré”, afirmou a religiosa à Agência ECCLESIA.

A religiosa deseja que a imagem regresse ao seu altar, no Santuário do Senhor Santo Cristo, mas reconhece que é “bonito” o encontro do rosto de Jesus sofredor com as pessoas, o que acontece uma vez em cada ano.

“É uma experiência muito bonita, muito impressionante, ver as pessoas passar diante da imagem, as lágrimas a caírem… Vê-se que as pessoas encontram-se com o Senhor, naquele momento”, referiu.

Durante todo o ano, das 17h30 às 18h30, é possível visitar o Coro Baixo do Convento da Esperança, onde está o Santuário do Senhor Santo Cristo, e ver de perto o rosto do Ecce Homo (“Eis o Homem”, a imagem de Jesus Cristo sofredor, flagelado e com a coroa de espinhos, exposto pelo governador romano Pôncio Pilatos para ser julgado pela multidão), aonde acorre “muita gente, cada vez mais”, assinalou a irmã Margarida.

“As pessoas vêm aqui com as suas aflições, as suas alegrias, e temos de fazer com que elas se encontrem com o verdadeiro Deus, com o verdadeiro Senhor Santo Cristo, porque fora dele a vida não tem sentido”, frisou.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres são a maior manifestação de religiosidade popular na ilha açoriana de S. Miguel, reunindo milhares de peregrinos do arquipélago e de todas as partes do mundo onde estão emigrados, nomeadamente na América do Norte.

A imagem do Senhor Santo Cristo foi oferecida pelo Papa Paulo III (exerceu o pontificado entre 1534 e 1549) ao primeiro grupo de religiosas que quis fundar um convento em S. Miguel, tendo-se deslocado a Roma para pedir a respetiva autorização.
A primeira procissão em honra do Senhor Santo Cristo aconteceu em 1700, realizando-se anualmente no quinto domingo depois da Páscoa.

O cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (do Vaticano), cujos bisavós eram naturais da ilha de S. Jorge (também do arquipélago dos Açores), preside este ano às festas do Senhor Santo Cristo, que decorrem entre 24 de maio e 4 de junho.






Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários: