terça-feira, 24 de maio de 2011

Orquestra Regional “Lira Açoriana” realiza dois concertos em Ponta Delgada



A Orquestra Regional “Lira Açoriana” realiza esta semana dois concertos em Ponta Delgada, um no Teatro Micaelense, na quinta-feira, e o outro no Campo de São Francisco, no sábado, ambos com início marcado para as 21:30 horas.

O segundo destes dois concertos integra-se nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que decorrem no próximo fim-de-semana em Ponta Delgada.

Criada em 1998, a Orquestra Regional “Lira Açoriana” é constituída por mais de cem jovens músicos, em representação das muitas dezenas de bandas filarmónicas das várias ilhas dos Açores.

Trata-se de um projecto da Presidência do Governo, através da Direcção Regional da Cultura.

A criação desta orquestra visou enriquecer a participação no programa cultural que a Direcção Regional da Cultura promoveu no Dia dos Açores, na Expo’ 98, em Lisboa.

O êxito retumbante desta iniciativa, reiterado pela sua intervenção na Expo Am Meer, em Willermshaven, na Alemanha, levou à decisão do Governo Regional de manter a Orquestra Regional “Lira Açoriana” como símbolo por excelência da unidade da Região, através da música, fazendo-se evoluir a ideia fundadora inicial para a de um projecto formativo alargado, que sirva de suporte à desejada evolução das filarmónicas dos Açores, as quais constituem um património cultural de valor incomensurável.

A “Lira Açoriana” funciona sob a orientação do maestro António Melo e interpreta um vasto repertório de música ligeira e erudita.



GaCS/FG/DRaC

Sem comentários: