segunda-feira, 30 de maio de 2011

Região assinala Dia Mundial Sem Tabaco



A Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências assinala, amanhã, o Dia Mundial Sem Tabaco, com a apresentação de um manual de apoio aos fumadores, intitulado “PARAR DE FUMAR - Um Guia de Apoio”.


Esta brochura, dividida em 4 capítulos, pretende auxiliar os fumadores a fazer uma reflexão sobre este hábito nocivo à sua própria saúde, bem como à dos seus próximos.


O guia inclui testes, dicas e conselhos aos fumadores bem como as vias onde podem procurar ajuda especializada.


Este trabalho foi feito com a colaboração do INPES – Institut National de Prévention et d’Éducation pour la Santé (França) através da cedência do texto e estrutura e será distribuído em todas as residências da Região a partir do mês de Junho.


O Dia Mundial Sem Tabaco (31 de Maio) foi instituído pela OMS em 1987 por considerar o tabagismo um dos problemas de saúde mais preocupantes a nível mundial. Desde então muitas iniciativas têm sido tomadas na tentativa de diminuir o número de fumadores.


O caminho percorrido já evidencia alguns sucessos, como a proibição da publicidade de tabaco associada a eventos desportivos, a criação dos espaços sem fumo em todos os locais públicos, etc. No entanto, segundo uma recente previsão da OMS, o tabaco matará 6 milhões de pessoas em 2011.


A Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências considera que a luta contra este problema de saúde deve ser travada em várias frentes. Além da prevenção primária feita às camadas mais jovens, no sentido de evitar ou adiar o início do consumo, é necessário também apoiar os fumadores que desejem abandonar este hábito.


A apresentação do guia está marcada para as 10h30 de amanhã, na Direcção Regional da Prevenção e Combate às Dependências, na Praia da Vitória.


GaCS/RC

Sem comentários: