terça-feira, 24 de maio de 2011

Pousada de Juventude de São Jorge vai aumentar para 350 a oferta de “camas jovens” nos Açores



“O projecto da Pousada de Juventude de São Jorge, na Calheta, tem características peculiares. Uma delas é o facto de ele resultar de uma parceria com uma instituição ligada à Igreja, o Santuário da Caldeira do Santo Cristo, que já tinha um projecto para o local, inclusive com o edifício em arranque de construção”. A constatação foi feita pelo Secretário Regional da Presidência, que hoje visitou as obras já em fase de conclusão do edifício. André Bradford acrescentou que “depois juntaram-se as vontades, foi possível articular os desejos e as aspirações de cada um dos lados e aquilo que era inicialmente um projecto apenas da Igreja transformou-se numa parceria com o Governo Regional no sentido de se garantir uma pousada de juventude em São Jorge”.


Com uma oferta de 70 camas, aumenta assim a oferta regional, juntamente com a de Santa Maria, para 350 “camas jovens” na Região. A rede de pousadas de juventude passa de três para cinco unidades.


Os Açores têm vindo a crescer neste segmento de uma forma consistente e sustentada. De 2009 para 2010 houve uma subida de 2 000 dormidas, estando a Região neste momento com cerca de 22 000 dormidas anuais de jovens e de turismo jovem. “ O que nós pretendemos é que esse segmento se qualifique, tanto do ponto de vista interno, ou seja, na procura de jovens açorianos pelas outras ilhas, associando a oferta de pousadas de juventude ao cartão Interjovem e à própria programação e ofertas de mobilidade jovem que o Governo disponibiliza, como também no plano externo” afirmou o governante. André Bradford adiantou que “ temos vindo a assistir a um aumento da procura por parte de estrangeiros, a que não é alheio o facto de nós termos incluído a rede de pousadas de juventude regional nas redes internacionais, sendo as nossas pousadas promovidas em sites com capacidade de atrair jovens de outras paragens”.


Para o Secretário Regional da Presidência, “é importante agora garantir, e isso está a ser trabalhado, que o cartão Interjovem dê acesso não só à mobilidade através dos transportes marítimos mas também numa componente aérea para que se feche todo o ciclo e se garanta aqui uma oferta sólida de turismo jovem.



GaCS/SF

Sem comentários: