quarta-feira, 11 de Maio de 2011

EcoFreguesias com mais participação



O concurso Eco Freguesia, Freguesia Limpa, uma iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente desenvolvida pelas Juntas de Freguesia, com o apoio de voluntários e instituições, conta este ano com 122 freguesias inscritas, mais 10 do que no ano passado.

Os dados foram revelados esta tarde pelo Director Regional do Ambiente, no decorrer de uma visita a locais na freguesia da Ribeirinha, ilha Terceira, que estão a ser objecto de limpeza no âmbito do projecto.

João Bettencourt divulgou, ainda, que se regista a adesão da totalidade das freguesias em seis ilhas, nomeadamente Corvo, que apenas tem uma daquelas unidades administrativas, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e Flores. As ilhas Terceira (73%), São Miguel (64%) e Santa Maria (40%) seguem-se em termos de adesão.

O Director Regional manifestou satisfação pelo grande esforço de limpeza que está a ser feito na Ribeirinha, especialmente numa zona próxima do aterro sanitário onde particulares e empresas faziam despejos clandestinos de grandes quantidades de detritos.

Para além da limpeza, o local foi vedado, como forma de impedir o acesso de viaturas ao local e a fiscalização foi reforçada.

As actividades do concurso Eco Freguesia, Freguesia Limpa 2011 tiveram início a 14 de Janeiro com a abertura das inscrições e terminam a 30 de Setembro com a avaliação dos trabalhos efectuados. Esta é a segunda edição do concurso que, no ano de 2010, premiou 71 autarquias nos Açores.O concurso tem como objectivos principais reconhecer e distinguir os esforços das Juntas de Freguesia nas áreas de limpeza, a sua capacidade de dinamizar acções participativas e abrangentes, que incluam a generalidade dos cidadãos interessados, e a eficiência na remoção e no encaminhamento para destino final dos resíduos abandonados que se encontram no seu território.



GaCS/FA

Sem comentários: