quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ensemble 20/21 apresenta obras de dois compositores açorianos



O agrupamento Ensemble 20/21, com direcção musical de Pedro Figueiredo, irá realizar dois concertos inteiramente dedicados à música do século XX e XXI, no dia 14 de Maio, às 21h30, no Teatro Faialense, na Horta e no dia seguinte no Auditório Luís de Camões em Ponta Delgada. Os concertos estão integrados na Temporada de Música 2011.

Para além de M. Durão, C. Halffter, F. Donatoni e A. Sousa Dias, serão apresentadas duas obras de compositores açorianos: uma de Ângela da Ponte, Reflex II para clarinete baixo e electrónica, e outra de Rogério Medeiros, uma estreia mundial, Planta de Gilgamesh, para vibrafone e viola d'arco.

O Ensemble 20/21 foi fundado em 2003 e não tem um formato fixo, mas tem uma base de oito músicos que se dedicam um pouco por todo o país, à divulgação do repertório contemporâneo português e à formação de novos públicos sobre as novas linguagens e estéticas musicais. Desta vez vem aos Açores com uma formação de sete músicos que na sua maioria são jovens premiados: Marina Camponês (flauta transversal), Filipe Dias (clarinete), Joana Gama (piano), Marco Fernandes (percussão), José Pereira (violino), Joana Cipriano (viola d’arco) e Ângela Carneiro (violoncelo).

A Temporada de Música 2011 é uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura. Tem como director artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural com sede em Ponta Delgada.



GaCS/DRaC

Sem comentários: