
O Secretário Regional da Presidência assegurou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores não tem qualquer departamento com a “missão de supervisionar” a comunicação social no arquipélago, ao contrário do que sucedeu no passado com a governação do PSD.
O que os Governos do PS têm tido é “um serviço de apoio à comunicação social, que é um serviço público, que é gratuito e que reproduz informação” no sentido de divulgar as medidas, as acções e os programas do Governo, esclareceu André Bradford.
“Esse é um dever do Governo”, sublinhou ainda o Secretário Regional da Presidência, adiantando que o Executivo “deve publicitar aquilo que faz”, já que “as pessoas devem ter informação suficiente para avaliarem a acção do Governo”.
Segundo explicou, esse é “um serviço” que o Governo açoriano presta por via do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GaCS), sendo certo que o mesmo “não é uma invenção dos Governos do PS”.
André Bradford lembrou, a propósito, que o serviço de apoio à comunicação social já existe nos Açores há várias décadas e que foi criado, “com um estatuto institucional que hoje não tem", na tutela de Governos do PSD.
Nos Governos do PSD, já houve uma Direcção Regional e até uma Subsecretaria Regional que, no seu leque de funções, “previa a supervisão” da comunicação social nos Açores e era aí que estava o então chamado Gabinete de Imprensa dos Açores, adiantou o Secretário Regional da Presidência.
A este propósito, André Bradford disse ainda que o Governo, “em nome da transparência das suas acções”, está disponível para prestar todas as informações sobre esta matéria, mas considerou que o PPM, com esta sua iniciativa, preferiu arranjar “um enredo” a ser esclarecido.
“O que se tentou fazer aqui foi um enredo político à volta desta matéria, quando é perfeitamente possível perguntar-se oficialmente ao Governo e receber-se a resposta”, adiantou.
Estas declarações do Secretário Regional da Presidência foram proferidas no final de uma reunião com a Comissão de Política Geral destinada a debater um projecto de Resolução do PPM recomendando ao Governo a divulgação anual das despesas e pessoal afecto às actividades desenvolvidas pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social.
GaCS/FG







Sem comentários:
Enviar um comentário