No próximo Sábado, dia 14 de Maio, celebra-se mundialmente a Noite dos Museus, este ano subordinada ao tema Museus e Memória.
Tendo inaugurado recentemente a exposição “Do Mar e da Terra…uma história no Atlântico”, cujo projecto expositivo aborda precisamente a história da ilha Terceira em articulação com a dos Açores e do Atlântico, o Museu de Angra do Heroísmo decidiu assinalar a Noite dos Museus, organizando um programa centrado em torno desta exposição, de forma a facultar aos visitantes momentos privilegiados de contacto com a nossa memória colectiva.
Assim, durante a tarde do dia 14, será organizada uma visita para crianças que explorará os dois primeiros momentos da exposição: Conhecimento das Ilhas dos Açores e Angra, os Açores e o Mundo. Através de pequenas narrativas, jogos de exploração e actividades lúdicas, pretende-se que os mais novos percepcionem a influência dos Descobrimentos na concepção do mundo, se inteirem da vida a bordo de naus e caravelas e avaliem o esforço e engenho inerentes ao processo de povoamento das ilhas. Esta actividade decorrerá no Museu de Angra, das 14h30 às 17h00 e destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 5 aos 12 anos. A frequência é gratuita, devendo a inscrição ser feita através do telefone 295 240 800 ou do endereço electrónico ana.ls.almeida@azores.gov.pt.
Às 19h00, decorrerá a projecção de uma versão condensada do “Documentário Terceirense”, na sala de cinema que integra o espaço da exposição “Do Mar e da Terra…uma história no Atlântico”. Trata-se do primeiro filme açoriano, da empresa Foto-Cinema Açores, realizado pelo terceirense António Luís Lourenço da Costa e apresentado em Angra, a 9 de Fevereiro de 1927.
Seguidamente, pelas 20h00, decorrerá uma visita guiada à exposição “Do Mar e da Terra…uma história no Atlântico”, orientada pelos conservadores do Museu de Angra do Heroísmo.
Pelas 21h30, terá lugar na Sala do Capítulo desta instituição, um espectáculo de música e dança que remeterá para as diferentes origens das peças do espólio do Museu de Angra. Assim, além de bailado clássico, haverá actuações de grupos de dança africana, dança do ventre e danças de salão. A parte musical do espectáculo estará a cargo de um grupo de professores e alunos do curso de guitarra clássica do Conservatório de Angra do Heroísmo. Todas as actividades são de frequência gratuita e decorrem em regime de livre acesso.
GaCS/DRaC
Sem comentários:
Enviar um comentário