sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Comissão Interdepartamental para a Ciência, Tecnologia e Inovação reúne pela primeira vez


Tendo em conta que a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação são os principais impulsionadores da competitividade, do crescimento económico, da criação de emprego qualificado e garantia de bem-estar social, o Governo do Açores criou a Comissão Interdepartamental para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CICTI), que reuniu esta tarde pela primeira vez.

Durante o encontro, presidido pelo Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, enquanto presidente do órgão, tomaram posse os membros da Comissão e foi ainda aprovado o regulamento interno.

“Esta primeira reunião serviu para, em primeiro lugar, dar posse aos seus membros, mas também para arrancar com um conjunto de trabalhos que vai estabelecer, já a partir de Janeiro, uma plataforma tecnológica de acompanhamento aos projectos de investigação apoiados pelos vários departamentos aqui representados”, referiu José Contente após a reunião.

O governante anunciou que foi aprovada a constituição de dois grupos de trabalho especializados, um no âmbito da Rede Prestige Azores e outro no âmbito dos actuais concursos para a atribuição de bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento.

Recorde-se que a Rede Prestige Azores permite que todos os departamentos do Governo Regional, entidades e cidadãos, possam colocar questões às individualidades de renome que integram a Rede, entre os quais se destacam investigadores e empresários da diáspora se predispuseram a fazer um aconselhamento gracioso em diferentes áreas académicas e científicas.

O outro grupo de trabalho criado na CICTI irá analisar as candidaturas a projectos de investigação que são submetidos todos os anos aos apoios do Governo Regional dos Açores. “Este grupo irá averiguar quais são os principais temas, das áreas definidas por esta Comissão Interdepartamental, e depois vai operacionalizar esses sistemas, analisar a relevância das candidaturas e, naturalmente, tentar perceber se elas têm interesse regional de acordo com aquilo que é definido na CICTI”, sublinhou o Secretário Regional.

Esta comissão tem vários objectivos estruturais, nomeadamente um grande objectivo de ganhar sinergias sob o ponto de vista do que são os apoios do Governo Regional em matéria de investigação e investigação, desenvolvimento e inovação e, por outro lado, de não duplicar apoios em vários departamentos do Governo. A partir deste momento esta CI tem um objectivo de aferir se determinadas candidaturas já estão ou não repetidas em outros departamentos do Governo, a ideia é rentabilizar ao máximo os apoios do Governo e não duplicar projectos de investigação.

A Comissão Interdepartamental para a Ciência, Tecnologia e Inovação assegura a articulação entre os vários departamentos do Governo Regional na realização de investimentos em projectos de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Este organismo é presidido pelo Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e integra representantes de todos os departamentos do Governo Regional, em cumprimento da Resolução do Conselho de Governo n.º 66/2011.

À CICTI compete, designadamente, desenvolver uma metodologia de registo dos apoios concedidos pelos serviços e organismos da Administração Regional, nas áreas da ciência, tecnologia e inovação; propor uma estratégia para a definição de prioridades e ganhos de eficiência nos apoios, concedidos ou a conceder, nas referidas áreas; acompanhar e avaliar a implementação das medidas de apoio à inovação, garantindo a sua articulação com outras estratégias, instrumentos de planeamento, programas e medidas de apoio; articular a participação em fóruns nacionais e internacionais e deliberar em matérias respeitantes à sua organização e funcionamento.


GaCS

Sem comentários: