terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Secretário da Agricultura releva iniciativa e colaboração das associações de produtores dos Açores


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas salientou e agradeceu, na noite desta segunda-feira, “a forma empenhada como as associações agrícolas dos Açores têm colaborado na definição dos objectivos que perseguimos e na definição, no dia-a-dia, das prioridades” no investimento na agricultura açoriana.

Noé Rodrigues respondia assim, falando durante o jantar de Natal da lavoura da terceirense, ao Presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira, que acabara de afirmar, perante centenas de agricultores e familiares, que o governante, ali presente, tem desenvolvido “um óptimo trabalho” em prol dos agricultores.

Na sua intervenção, Paulo Ferreira deu como exemplo desse bom trabalho o pagamento atempado dos apoios contratados para o desenvolvimento do sector, situação que, considerou, “era um problema” noutros tempos.

Noé Rodrigues acrescentou ainda que os bons resultados que se verificam na governação nesta área são também mérito, para além do empenhamento do Governo e das associações, de toda uma equipa que, “diariamente se esforça” para resolver problemas e aplicar, da melhor forma, as decisões políticas estratégicas para o sector.

O governante fez, de seguida, uma breve análise à actualidade da agricultura açoriana, afirmando que, nos últimos anos, “temos vindo a assistir a uma evolução muito interessante no sector do leite e no sector da carne”.

Noé Rodrigues lembrou que hoje se produz, na Região, mais leite e de melhor qualidade, com menos produtores, fruto de “muito investimento” no ordenamento agrário, na modernização das explorações, na requalificação das indústrias de lacticínios, “tudo no sentido de reforçar o rendimento dos nossos agricultores”.

No sector da carne, o governante destacou investimentos específicos na melhoria genética e na rede de abate e constatou uma evolução significativa nessa fileira, exemplificando com o número de abates: “Quando entrei para Secretário, nós tínhamos cerca de 32 mil animais abatidos por ano, enquanto que este ano vamos fechar com cerca de 70 mil”.

Quanto à área da diversificação agrícola, Noé Rodrigues sublinhou o investimento de cerca de 2,2 milhões de euros em explorações de horticultura, floricultura e fruticultura e revelou que, neste quadro comunitário de apoio, os projectos já apresentados e que “começaram já a ser aprovados”, atingem os oito milhões de euros, um que significa uma aposta forte nestes segmentos de produção.

O Secretário Regional garantiu, por outro lado, a continuação do investimento nas estruturas do ordenamento agrário, adiantando que, no caso da Terceira, vai ser adjudicada, ainda esta semana, a obra de abastecimento de água à zona da Fonte das Ovelhas, na Agualva.


GaCS

Sem comentários: