quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Primeira Prova de Pesca Desportiva à Carpa e ao Ruivo


No âmbito da recuperação ambiental da Lagoa das Furnas, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, através do Parque Natural de São Miguel, com o apoio do Clube Açoriano de Pesca Desportiva, promove a primeira Prova de Pesca Desportiva à Carpa e ao Ruivo, tendo como objectivo o combate à proliferação destas espécies que são prejudiciais por se alimentarem no fundo da lagoa, diluindo na coluna de água os nutrientes já sedimentados e, consequentemente, agravando o processo de eutrofização desta massa de água.

Com esta iniciativa, pretende-se atrair mais cidadãos ao Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, com o intuito de dar a conhecer o ecossistema da Lagoa das Furnas e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, com vista à recuperação da qualidade da água.

A prova decorrerá no dia 17 de Dezembro (sábado), pelas 09h00, com a concentração dos participantes no parque de estacionamento adjacente à Estrada Regional (inscrições gratuitas).

De seguida, serão encaminhados para o briefing da prova que terá lugar no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas.

Após o evento, haverá um almoço-convívio no parque de merendas (da responsabilidade de cada participante) e visita guiada à exposição do CMIF para os participantes interessados.

Para o efeito, deverão trazer equipamento e material adequado a uma prova deste género (cana de pesca e respectivos apetrechos).

Para qualquer esclarecimento, poderão contactar o Parque Natural do São Miguel, através do nº. 296 584 436. As pessoas com mobilidade reduzida, ou que transportem equipamentos pesados, poderão aceder à margem Sul da Lagoa das Furnas, premindo o botão junto aos pilaretes, sendo-lhes facultada a entrada e estacionamento junto ao Centro, de forma a poderem acompanhar a prova.


GaCS

Sem comentários: