sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Secretário da Economia aprova investimentos de 1,5 milhões de euros no Empreende Jovem


Cerca de uma dezena de projectos que vão representar um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros e possibilitar a criação de quase duas dezenas de postos de trabalho foram aprovados durante o mês de Dezembro pelo Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro. Os projectos aprovados respeitam a candidaturas apresentadas para investimentos a concretizar nas ilhas de S. Miguel, Santa Maria, Terceira, Graciosa, Pico e S. Jorge em áreas como o Comércio, Serviços, Turismo e Saúde.


Para Vasco Cordeiro, estes números “vêm confirmar mais uma vez a importância dos sistemas de incentivos regionais para potenciar investimentos em todas as ilhas da Região, em especial no que diz respeito à criação de novos postos de trabalho”.

De facto, acrescenta, “para se ter uma ideia da forma como o Empreende Jovem tem sabido corresponder aos objectivos que levaram à sua criação, basta referir que desde a sua entrada em vigor já foram apresentadas quase uma centena de candidaturas que representam um investimento global muito próximo dos 15 milhões de euros”.

Mais importante, ainda, acrescenta, “é o facto destes investimentos permitirem a criação de cerca de uma centena de postos de trabalho”. “Tendo em conta que se trata de um sistema de incentivos muito específico, não deixa de ser muito significativo para as nossas ilhas um volume de investimento desta dimensão e, ainda mais importante, a criação de postos de trabalho que ele tem permitido”.

Para o Secretário Regional da Economia, “este ano que agora termina, fica, neste campo dos incentivos ao investimento, marcado por uma profunda reforma ao seu funcionamento, possibilitando reduzir de forma muito significativa a burocracia associada às candidaturas e, com isso, uma grande evolução nos prazos de análise para aprovação das candidaturas”.

A par disso, “foram também significativamente melhorados os prazos de pagamento, o que faz com que nas condições actuais seja possível ter prazos de análise que rondam os dois meses, e também prazos de dois meses para o pagamento dos incentivos”.

Com a reforma do SIDER, operacionalizada nos últimos meses deste ano, “estão também criadas as condições para que esse sistema possa constituir um dos mais poderosos instrumentos do Governo dos Açores para responder às necessidades que vão marcar a nossa economia durante o próximo ano”. “Julgo que foram dados passos muito concretos no sentido de reformar o sistema no sentido de ele poder melhorar a resposta às necessidades de liquidez das nossas empresas e isso tem também efeitos muito concretos na manutenção dos postos de trabalho existentes, mas também na criação de novo emprego”, concluiu.


GaCS

Sem comentários: