domingo, 18 de dezembro de 2011

Esclarecimento da Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social


Face às declarações proferidas ontem pela eurodeputada social-democrata Maria do Céu Patrão Neves à RTP-Açores sobre as actividades promovidas pelo Governo dos Açores no âmbito do voluntariado, a Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social esclarece o seguinte:

1- No Ano Europeu do Voluntariado, o Governo dos Açores promoveu, em parceria com a Comissão Nacional do Voluntariado, a Europe Direct e cerca de 50 organizações não-governamentais, o Tour do Ano Europeu do Voluntariado em S. Miguel e na Terceira, com vista a sensibilizar as populações para a prática e importância do voluntariado.

2- No âmbito desta iniciativa, o executivo açoriano apelou ainda à participação de todas as pessoas na recuperação do Salão Paroquial de S. José, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, actividade que envolveu mais de 50 cidadãos e algumas empresas que dignificaram aquele espaço.

3- Nos meses de Junho e Setembro, o Governo dos Açores desenvolveu uma experiência-piloto de voluntariado na Administração Pública, em que a Direcção Regional da Solidariedade e Segurança Social, em parceria com a Associação Cristã da Mocidade, dinamizou um Atelier de Tempos Livres de Verão para crianças com deficiência.

4- A promoção e o apoio do executivo açoriano ao movimento do voluntariado dos Açores não começou e nem terminará este ano, uma vez que se trata de um processo dinâmico e participado. Neste sentido, estamos a apoiar a criação de uma rede regional para a capacitação, organização e promoção do Voluntariado, tendo como objectivo congregar todas as organizações promotoras de voluntariado da Região Autónoma dos Açores, e connosco desenvolver, de forma participada, um conjunto de acções de promoção, coordenação e qualificação do voluntariado nos Açores.

5- Além disso, o Governo dos Açores dispõe de um programa Voluntariado Jovem que visa incentivar o voluntariado como uma das dimensões fulcrais da cidadania activa e da democracia, accionando para o efeito valores como a solidariedade e a não-discriminação, contribuindo desta forma para o desenvolvimento harmonioso da sociedade.

6- O voluntariado é a expressão livre da sociedade civil do exercício de uma cidadania activa e solidária, cabendo ao Governo apenas apoiar e criar condições para que se efective junto das instituições promotoras e é isso que tem vindo a fazer ao longo dos anos, sem precisar do pretexto de uma temática de Ano Internacional.

7- O Governo dos Açores congratula-se ainda pelo facto de existirem nos Açores milhares de voluntários, que silenciosamente e sem necessidade de protagonismo, participam activamente na construção de uma sociedade mais solidária.


GaCS

Sem comentários: