quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Governo e Câmara do Corvo iniciaram Plano de Ordenamento Florestal


A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Corvo, iniciaram os trabalhos previstos no âmbito do Plano de Ordenamento Florestal do Baldio do Corvo, apresentado naquela ilha em Julho de 2011.

Este projecto, irá mudar a face de uma extensa área de pastagens baldias, com cerca de 225 hectares, através da instalação de cortinas de abrigo e faixas de protecção às linhas de água.

Prevê-se a instalação destes corredores arbóreos numa extensão de 23,5 quilómetros, plantando-se para tal cerca de 90.000 árvores.

Os impactos mais directos destas acções vão traduzir-se num aumento da produção forrageira, pelo efeito de protecção das cortinas de abrigo e numa mais eficaz regulação do regime hídrico, uma vez que esta unidade de paisagem é responsável pela captação da água que abastece as principais nascentes da ilha.

A compartimentação das pastagens será também uma ferramenta valiosa na definição de sistemas de maneio do gado e gestão destas áreas mais eficazes e ordenados, em que é possível confinar os animais em determinados locais, consoante as épocas do ano ou a disponibilidade de erva num determinado talhão ou conjunto de talhões.

No sentido de dar início aos trabalhos, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas deslocou ao Corvo dois engenheiros florestais, para prestar apoio técnico à execução dos mesmos, que já avançam a bom ritmo.

Prevê-se que este projecto esteja concluído num horizonte temporal de quatro a seis anos, num investimento de cerca de 281 mil euros.


GaCS

Sem comentários: