segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Governo continua a investir na rede viária da ilha Terceira


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, o lançamento do concurso público de duas novas empreitadas de reabilitação de 7,5 quilómetros de rede viária terceirense, um investimento na ordem dos dois milhões de euros.

O Governo Regional acabou de lançar o concurso público de pavimentação e reabilitação do troço de estrada regional entre as Cinco Ribeiras e Santa Bárbara, um investimento de um milhão de euros. Esta obra terá um prazo de seis meses.

Até ao final deste ano será lançado ainda o concurso público de reabilitação do troço do Juncal, que implicará um investimento de um milhão de euros e terá um prazo contratual de seis meses. “Ou seja, continuamos a avançar com obras para concluirmos o que ainda falta fazer na ilha Terceira, que já é muito pouco ao nível da reabilitação da estrada regional”, referiu José Contente.

O governante anunciou estas obras à margem da visita à empreitada de reabilitação do centro da freguesia de Agualva, o troço entre a Igreja e o Centro Paroquial, um investimento de meio milhão de euros.

Esta é a segunda fase de uma intervenção levada a cabo pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos na sequência das enxurradas de Dezembro de 2009. “Fizemos uma primeira obra, de construção de muros de suporte de contenção na ribeira, e estamos neste momento na segunda fase da obra, que terminará no primeiro trimestre de 2012”, sublinhou o Secretário Regional.

Esta intervenção, para além de definir com rigor os parâmetros de estrada, tem como objectivo principal melhorar o pavimento, criar condições de segurança na circulação pedonal e garantir lugares de estacionamento.

José Contente visitou ainda as obras de construção de um viaduto na E.R. n.º5-2ª, sobre a Gruta da Furna de Água, no Cabrito, um investimento de 150 mil euros. Esta empreitada visa “anular as cargas viárias sobre as abobadas da Gruta da Furna de Água, impedindo o agravamento da fendilhação existente nas paredes e cobertura do maciço rochoso existente. Esta obra vai proteger a cavidade vulcânica que existe por baixo deste troço de estrada e reforçar as condições de segurança a quem aqui circula”, informou.

“Com estas duas obras resolvemos duas situações críticas, uma decorrente de anomalia verificada pelo Laboratório Regional de Engenharia Civial, na Furna d’Água, e outra em Agualva, na reparação dos estragos causados pelas calamidades e no reforço da segurança para evitar situações semelhantes de futuro”, disse o governante.


GaCS

Sem comentários: