sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Espaços TIC dos Açores registam cerca de 400 mil utilizações em 2011


Cerca de 1.600 açorianos frequentam diariamente os Espaços TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) dos Açores, cuja criação, manutenção e funcionamento são apoiadas pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, no âmbito do Plano Integrado para a Ciência, Tecnologia e Inovação.



Esta frequência resultou em mais de 320 mil utilizações destes Espaços nos primeiros três trimestres de 2011, prevendo-se que se atinjam mais de 400 mil utilizações até ao final do ano. Esta elevada utilização dos Espaços TIC constitui um importante factor para a promoção da info-inclusão e da melhoria dos indicadores estatísticos regionais de acesso e utilização das TIC pela população, tanto ao nível pessoal como familiar.


A rede de Espaços TIC apoiados pelo Governo Regional integra actualmente 77 Espaços dispersos pelos Concelhos e Freguesias da Região. Estes Espaços são frequentados principalmente por jovens, mas também por idosos e turistas, que navegam na Internet, fazem pesquisas, comunicam ou redigem conteúdos recorrendo aos equipamentos informáticos disponibilizados.


Entre as actividades desenvolvidas pelos Espaços TIC até final do 3º trimestre de 2011 salienta-se, pela sua relevância na promoção da aquisição de competências em TICs, a realização de 129 acções de formação estruturadas e gratuitas. Estas acções, de acesso livre e dirigidas a públicos com diferentes níveis de conhecimentos e competências, somaram um total de 1464 horas formativas e envolveram mais de 2 500 utentes dos Espaços.


Prevê-se que, até final de 2011, as acções formativas promovidas pelos Espaços TIC atinjam cerca de 1 900 horas e envolvam mais de 3 300 formandos. De uma forma geral, as formações oferecidas visam habilitar os formandos na utilização das ferramentas da informação e comunicação e, para além dos jovens em idade escolar, foram muito procuradas por idosos e por adultos que, por razões pessoais ou profissionais, pretendem aprender a utilizar de forma mais eficaz as potencialidades do computador e a Internet.


Recorde-se que “temos hoje uma Região a par do Algarve e só Lisboa apresenta melhores indicadores em matéria de Tecnologias de Informação e Comunicação”, sublinhou o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos. Isto verifica-se por exemplo, ao nível da posse de computadores pessoais (61,2%), na utilização de comércio electrónico para fins privados, no número de agregados domésticos com computador em casa e ainda naqueles que têm acesso à Internet em banda larga. “Estes dados são tão mais significativos quando partimos de patamares em que estávamos no ano 2002 atrás da maioria das Regiões do País”, disse José Contente.


Dos actuais 77 Espaços TIC apoiadas pelo Governo Regional, 45 apresentam tipologia funcional de Núcleo e 32 de Posto. Pelo regulamento de suporte aos apoios concedidos, estas duas tipologias distinguem-se pelas suas condições funcionais e também pela natureza das suas atividades.


Actualmente está a decorrer o período de submissão a concurso de candidaturas para obtenção de co-financiamentos no âmbito do apoio à criação, manutenção e funcionamento de Espaços TIC para o ano de 2012.



GaCS

Sem comentários: