sexta-feira, 20 de maio de 2011

Governo Regional considera significativa a evolução do sector agrícola nos Açores





O Secretário Regional da Agricultura e Florestas revelou hoje, em Santana, na Vila de Rabo de Peixe, em São Miguel, que a produtividade no subsector do leite quase duplicou no espaço de uma década.

Presidindo à sessão de abertura do X Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia, em representação do Presidente do Governo, Noé Rodrigues adiantou que, no subsector da carne, foi possível aumentar a especialização e operar a alteração do modo tradicional de comercialização em vida.

Na opinião do governante açoriano, essa alteração expressa-se na redução substancial da exportação de animais vivos e no crescimento da exportação de carcaças e de carne fresca em formato de consumo para o exterior.

O titular da Agricultura e Florestas sublinhou, também, o crescimento do prémio ao abate que, na Região Autónoma, passou de 32 mil para cerca de 70 mil animais somente nos últimos quatro anos.

Noé Rodrigues anunciou, igualmente, que no próximo dia 23, segunda-feira, irão ser abertas as propostas do concurso público destinado à execução do novo pavilhão de exposições no recinto da feira agrícola, em Santana.

Reconhecendo a importância fundamental do sector agrícola para a economia açoriana, aquele membro do executivo de Carlos César reafirmou a necessidade de se manter uma aposta forte na melhoria do estatuto sanitário local, bem como no alargamento das redes de infra-estruturas de ordenamento agrário.

Advogou, ainda, a continuação da aposta na formação profissional agrária e na melhoria da informação disponibilizada aos agricultores, devendo o executivo açoriano prosseguir com o propósito de pagar as ajudas de apoio em tempo mais oportuno.

Nesse sentido, preconizou a contínua modernização do sector, reforçando, com o investimento público e privado, a eficiência das suas estruturas produtivas e de transformação, incentivando, ao mesmo tempo, uma dinâmica organizacional com direcção de mercado.

Para Noé Rodrigues, este é o caminho que melhora os indicadores de produtividade, no arquipélago, habilitando o sector agropecuário a enfrentar, sempre com renovado ânimo, os desafios do futuro.

Sustentou que este é o rumo certo para os Açores darem a resposta mais adequada à voracidade liberalizadora que existe actualmente na política agrícola comunitária que, segundo afirmou, coloca em causa, do ponto de vista alimentar, um sector de fundamental importância para a Europa e suas regiões.

Advertiu para os problemas resultantes da persistente decisão do desmantelamento do regime de quotas leiteiras e da abertura das negociações ao Mercosul, que trazem para a Europa novos níveis de ansiedade e preocupação, devido á entrada de carne proveniente de países latino-americanos.

De acordo com o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, esta situação pode acarretar para o sector agrícola das ilhas dificuldades acrescidas, devendo o Governo e produtores locais manter unidos os seus propósitos e intenções na defesa da qualidade da produção açoriana.

Noé Rodrigues disse, por outro lado, que o X Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia, promovido pela Associação Agrícola de São Miguel, em Santana, é uma iniciativa que renova a oportunidade de avaliar a evolução que o sector tem registado, projectando os Açores como Região dinâmica, empreendedora e moderna.

Especificou que o concurso expõe de forma impressiva a qualidade da bovinicultura de leite em São Miguel e considerou que os empresários agrícolas dispõem já dos mais modernos processos de maneio animal.

Enalteceu, também, a melhoria genética, evidenciada por aquele evento, e os processos de reprodução animal que se desenvolvem com o apoio das suas organizações representativas e do Governo Regional.

Sublinhou que o concurso demonstra, igualmente, a aposta certa que os Açores e os seus agricultores têm feito na melhoria do estatuto sanitário dos efectivos pecuários, assim como na melhoria verificada em todos os ramos da actividade agrícola da Região.



GaCS/CM

Sem comentários: