
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM), tem ao longo dos últimos meses, realizado várias acções de limpeza, resultado da má utilização de espaços naturais, em várias ilhas da Região e que colocam em causa a utilização sustentável de zonas de relevante interesse ambiental. Neste contexto, procedeu-se a mais uma limpeza junto à margem da lagoa de São Brás, na ilha de S. Miguel, fruto do abandono de resíduos.
A SRAM salienta a importância de compatibilizar a accão humana com o meio envolvente e a necessidade de promover um desenvolvimento social e económico, através de utilização responsável do ambiente, garantindo a sua durabilidade através de práticas ambientais adequadas .
A Secretaria Regional relembra que é interdito o abandono de resíduos fora dos contentores municipais de recolha de resíduos sólidos urbanos, a prática de qualquer acção ou actividade que possa obstruir a livre circulação das águas, destruir o revestimento vegetal ou alterar o relevo natural, o lançamento ou depósito de materiais potencialmente poluentes de qualquer natureza e a ocupação das margens com material operacional.
Neste sentido, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar decidiu lançar um novo apelo, a todos os cidadãos que pretendam usufruir destes espaços na natureza, para que cumpram as boas práticas ambientais, com vista à conservação e manutenção dos mesmos, usufruindo sempre destes espaços em segurança e com civismo.
GaCS/SRAM/SF







Sem comentários:
Enviar um comentário