domingo, 11 de dezembro de 2011

Desenvolvimento desportivo da Região necessita do esforço e colaboração de todos


A Secretária Regional da Educação e Formação apelou ao “esforço e colaboração entre todos” os agentes desportivos, “desde os atletas aos dirigentes, passando pelos treinadores e árbitros” e “entre os diferentes níveis de organização do movimento associativo, desde os clubes às federações, passando pelas nossas associações regionais”, para que o futuro do desenvolvimento desportivo da Região seja construído dia após dia.



Um paradigma “ainda mais actual, quando sabemos os tempos difíceis que vivemos e que ainda se avizinham”, adiantou Cláudia Cardoso.

A Secretária Regional da Educação e Formação deixou este apelo na cerimónia de inauguração da requalificação do Estádio da Alagoa, na Horta, lembrando ainda ser necessária a participação dos diferentes agentes sociais, “desde os cidadãos anónimos, simples espectadores do fenómeno, até ao tecido empresarial, passando com particular relevo e responsabilidade pelos pais dos nossos jovens atletas”.

É esta “necessidade deste esforço colaborativo, tão variado mas tão importante”, disse, que leva a que “o Governo dos Açores assente a sua política de desenvolvimento desportivo numa visão operacional da sua Direcção Regional do Desporto, de proximidade e colaboração com o movimento associativo desportivo”, assumindo-se o executivo açoriano como “mais um interveniente entusiasmado na causa desportiva, a qual deve ser reconhecida como uma enorme mais-valia para a qualidade de vida da nossa população, objectivo para o que trabalhamos todos os dias”.

Sendo que cabe ao Governo “a responsabilidade de decidir e de orientar os nossos esforços e apoios, para as áreas sociais mais carenciadas, como o são hoje em dia as famílias, as empresas e os investimentos reprodutivos”, é também “nesta linha que nos posicionamos no desporto”, adiantou Cláudia Cardoso.

Nesta área, o Governo dá prioridade aos “apoios para infra-estruturas efectivamente fundamentais para o desenvolvimento local e pertença de instituições, que pelo seu dinamismo e estabilidade, nos dêem indicadores de segurança de continuarem a trabalhar para um futuro sustentado”.

A Secretária Regional manifestou a convicção que “este é o caminho que envolve o Fayal Sport Club, instituição centenária e dotada de um património que corresponde ao labor continuado de muitas gerações e que as actuais certamente saberão preservar e continuar a sua obra”.

A requalificação do Estádio da Alagoa, que compreendeu a beneficiação do sistema de iluminação, dos balneários e suas instalações de apoio e ainda a substituição integral do tapete de relva sintética, representou um investimento de quase quatrocentos e cinquenta mil euros, tendo contado com um apoio global do Governo, de duzentos e sessenta mil seiscentos e vinte e oito euros.

Este, disse Cláudia Cardoso, foi um “esforço financeiro muito significativo para o orçamento regional, mas também para as próprias disponibilidades do clube, só possíveis de assegurar com a colaboração da Câmara Municipal da Horta e com o esforço muito louvável de várias entidades privadas e muito particularmente da direcção do Fayal Sport Club e dos sócios que ela representa”.



GaCS

Sem comentários: