terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mais de 46 500 árvores já foram plantadas nas estradas regionais em 2011


O Governo Regional dos Açores continua a investir na integração paisagística das estradas regionais, aumentando o número de plantio e conferindo ao sistema viário características únicas que constituem um cartão de visita da Região.



A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos colocou ao longo do ano 2011, cerca de 46 500 arvores, em toda a rede viária regional, tornando-a mais atractiva. A maior parte destas plantas têm sido produzidas nos diferentes viveiros deste departamento governamental e algumas foram fornecidas pelos Serviços Florestais das respectivas ilhas.


Na ilha de São Miguel, foram plantadas cerca de 26 espécies, num total de cerca de 30 mil plantas, onde se destacam as árvores de grande e médio porte como os plátanos, os carvalhos americanos, os cedros, as araucárias, as criptomérias, os castanheiros da índia, entre outras, bem como arbustos e plantas ornamentais.


Em Santa Maria, das 1295 plantações efectuadas, 335 foram de árvores e arbustos e 960 de plantas ornamentais. Na ilha Terceira, foram plantadas 610 plantas endémicas, 1350 plantas ornamentais e 100 árvores de porte, nomeadamente carvalhos e catalpas.


Na ilha do Faial, nas estradas regionais, miradouros e zonas de lazer, a delegação da SRCTE, além de algumas espécies herbáceas investiu em espécies arbóreas, num total de 465 unidades e 1000 plantas arbustivas, estando a decorrer a plantação de árvores de médio e grande porte e espécies endémicas, na E.R. 1-2ª no Largo Jaime de Melo- Ribeira do Cabo, no seguimento do novo plano existente, em parceria com o Parque Natural do Faial.


Em relação à ilha do Pico, das 150 plantas colocadas, 50 foram de hibiscus e 100 de azáleas. Na Graciosa, foram plantadas 19 arvores de grande porte e na ilha de São Jorge, cerca de 40 árvores de pequeno e médio porte e arbustos.


Nas Flores, o número ascendeu às 11 560 plantas, sendo 800 de azáleas, 760 camélias, 3000 criptomérias e cerca de 7000 plantas ornamentais.


Esta acção constituiu uma das prioridades do executivo açoriano para o ano de 2011, devolvendo às estradas regionais o carácter panorâmico, transformando-as em ícones turísticos.



GaCS

Sem comentários: