
A Directora Regional da Saúde, Sofia Duarte, presidiu hoje, em representação do Secretário Regional da Saúde, à sessão de encerramento do colóquio “Voluntariado e Cidadania”, promovido pela Liga dos Amigos do Hospital de Angra do Heroísmo, integrado no Ano Europeu do Voluntariado.
No discurso proferido na ocasião, Sofia Duarte disse que é, porventura, na saúde onde se compreende de forma especial a utilidade e a consideração dos movimentos de voluntariado.
Apesar do seu carácter informal, assume-se como “um recurso humano diferenciado” que assegura a prestação de cuidados de uma forma distinta, mas não menos importante de qualidade, colaborando para a excelência dos mesmos.
A Liga dos Amigos do Hospital de Angra do Heroísmo é bem um exemplo dessa acção já que, desde 1996, desempenha um papel fulcral na ajuda a doentes acamados em unidades de saúde e presta assistência no acolhimento de doentes de todas as ilhas e no seu encaminhamento para o continente.
Sofia Duarte aproveitou o momento para lembrar que o Ano Europeu do Voluntariado é uma celebração do compromisso de milhões de voluntários europeus que, nos tempos livres, trabalham de forma gratuita nas suas comunidades.
"O esforço desses voluntários e dos vários milhares de organizações de voluntariado faz, de muitas formas, uma enorme diferença nas nossas vidas”, evidenciou Sofia Duarte.
A Directora Regional da Saúde sublinhou ainda a importância da realização deste tipo de iniciativas, como forma de promover e divulgar o voluntariado na Região Autónoma dos Açores, uma vez que é crucial para consciencializar e sensibilizar a população, perspectivando-se que venha incentivar a adesão de cada vez mais pessoas, designadamente jovens, a esta tão nobre missão.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário