domingo, 4 de dezembro de 2011

Nove por cento da população açoriana pratica desporto federado, a mais alta taxa do País


O Director Regional do Desporto enalteceu, sábado à noite, o trabalho do movimento associativo desportivo nos Açores que permitiu que, em articulação com as políticas do Governo Regional para o sector, a Região conte hoje com 9% da população a praticar desporto federado.



António Gomes, que participou, em representação do Presidente do Governo, Carlos César, na sessão solene comemorativa do 90º aniversário da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, lembrou que essa percentagem é a mais elevada a nível nacional, acima dos 7% registados da Madeira e dos 5% no território continental.

Para o director regional, o associativismo, no caso, desportivo, é um “factor social muito importante”, pois são as associações, enquadrando os clubes, que “estruturam e desenvolvem a sua modalidade, de acordo com os seus anseios”.

António Gomes lembrou a importância da prática desportiva para a”qualidade de vida da nossa população” e manifestou a sua convicção de que as associações vão continuar o trabalho “com um legado actual que é altamente motivador”.

O director regional reconheceu que o momento social e económico “é difícil”, com uma crise internacional e nacional que também tem reflexos nos Açores, mas disse acreditar que os clubes e as associações saberão encontrar formas de maximizar o aproveitamento dos recursos que o Governo açoriano “aloca, em cada momento”, ao desenvolvimento desportivo, área em que já se conseguiu atingir “patamares elevados, a nível nacional e internacional”.

Na cerimónia comemorativa dos 90 anos da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo foram distinguidos jogadores, dirigentes, treinadores e árbitros, pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento do futebol na área de jurisdição daquela instituição.



GaCS

Sem comentários: