
O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, visitou esta manhã, as obras de reabilitação do talude sobranceiro à estrada regional, na entrada poente da Vila da Povoação.
José Contente referiu que “as obras estão a decorrer a bom ritmo e as pessoas percebem que em 23 dias de empreitada, já existe muita escavação feita e que até ao final do corrente ano, inicio do próximo, a maior parte das escavações estarão concluídas e a partir daí irá começar a construção das obras de arte”.
“O Governo dos Açores continua preocupado com a segurança das populações, em primeiro lugar, e neste caso concreto, com o talude da Povoação que representava um perigo eminente não só para as moradias e seus residentes, no lado sul daquele troço da estrada, como para todos os que entravam na Vila da Povoação”, afirmou o governante.
O Secretário dos Equipamentos referiu que esta empreitada orçada em um milhão e trezentos mil euros vai garantir todas as condições de segurança, tendo o seu projecto de execução sido elaborado por um projectista especialista em termos de geotecnia e obedeceu às características específicas de acordo com a geologia do terreno,” O que significa o cuidado do Governo dos Açores em fazer uma obra definitiva e de alguma dimensão perante a altura do talude e sua complexidade”, acrescentou. “Trata-se de uma obra bem planeada e a ser construída por uma empresa que está a responder com todas as garantias não só técnicas como também de competência profissional”, garantiu José Contente.
O Governante açoriano, salientou ainda a compreensão das pessoas durante a realização da obra pois o tráfego continua a fluir naquele local.
A obra tem um prazo de execução de 5 meses e consiste no reperfilamento do talude, em toda a extensão em frente às moradias, com a criação de banquetas intermédias, para limitar a altura de cada talude e a permitir a sua drenagem. O talude será revestido com terra vegetal associada a hidrossementeira e em cada banqueta, na base do talude, serão construídos muros com 150 metros de altura, que permitirão minimizar o volume total de escavação. Serão também construídas valetas para drenagem.
O primeiro talude, ao nível da estrada, ficará mais inclinado e será consolidado com pregagens e betão projectado, até a uma altura de 40 metros, sendo posteriormente forrado a pedra, por uma questão de integração paisagística. Com o reperfilamento do talude cria-se uma sobrelargura de 40 metros adjacente à actual plataforma, onde será criado um passeio com 150 metros de largura, e a restante largura para área verde.
No troço acima do caminho municipal, até ao entroncamento para as Lombas do Carro e do Botão, será efectuada uma escavação na base para reperfilamento do talude, que irá permitir a criação de uma bacia de retenção de solos.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário