segunda-feira, 1 de junho de 2015

Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe venceu Prémio Ousar, Intervir, Melhorar

A Escola Básica e Integrada de Rabo de Peixe, em S. Miguel, arrecadou os dois primeiros lugares do Prémio “Ousar, Intervir, Melhorar”, que distingue projetos realizados nas escolas dos Açores no ano letivo 2013/2014, anunciou hoje a Direção Regional da Educação (DRE).

Os prémios, que totalizam oito mil euros, distinguiram os projetos denominados “Porque a Escola Somos Nós” e “Assembleia de Conciliação”, enquanto o projeto “Reviver”, da Escola Básica Integrada de Água de Pau, também da ilha de S. Miguel, foi distinguido com uma Menção Honrosa.

O Prémio “Ousar, Intervir Melhorar” foi instituído pela primeira vez este ano pela DRE no sentido de reconhecer e valorizar as unidades orgânicas que “dinamizam projetos próprios, criados ou adaptados por estas, que deem resposta aos problemas de natureza pedagógica com os quais se deparam”.

Com a criação deste prémio, a DRE pretende ainda dar conhecimento destes projetos para que possam inspirar outras escolas a trilhar caminhos, uns próprios, outros partilhados, que respondam aos problemas com os quais se deparam, no dia a dia, professores, alunos, e dirigentes, na melhoria dos resultados escolares que produzem.

Candidataram-se a este prémio sete projetos de seis unidades orgânicas, designadamente “Reviver”, da Escola Básica Integrada de Água de Pau, “Porque a Escola Somos Nós” e “Assembleia de Conciliação”, da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, “À descoberta da Ciência”, da Escola Básica e Secundária de Velas, “@o teu l@do”, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, “Recuperar”, da Escola Básica e Secundária do Nordeste, e “Plano de Intervenção Pedagógica”, da Escola Secundária da Ribeira Grande.

O projeto “Porque a Escola Somos Nós” envolveu 260 alunos de 13 turmas, do 4.º ao 9.º ano de escolaridade, e foi desenhado para ser implementado, numa fase experimental, no ano letivo 2013/2014 e desenvolvido nas novas instalações da primeira fase de requalificação da EBI de Rabo de Peixe.

Estas instalações foram inauguradas em setembro de 2013, constituindo-se assim uma oportunidade, em todas as dimensões da palavra, no que ao processo de ensino-aprendizagem diz respeito.

Por seu turno, o projeto “Assembleia de Conciliação” envolveu 102 alunos, de seis turmas do Programa Oportunidade - nível II e do Programa Oportunidade – nível III.

O projeto foi implementado devido à premente necessidade de se dotar o espaço escola da segurança, da ética e da conduta necessárias e tidas como fundamentais ao desenvolvimento de atividades de aprendizagem no seio de uma comunidade educativa que se pretende cívica, una e norteada pelo bem comum.

Já o projeto “Reviver” foi implementado, numa parceria da escola com a Casa do Povo de Água Pau, numa turma de 7.º ano e envolveu 13 alunos com um percurso escolar irregular, em risco de abandono escolar, com problemas de integração na comunidade escolar, ameaça de risco de marginalização e exclusão social.



GaCS

Sem comentários: