terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mensagem numa garrafa chega dos EUA aos Açores


Uma mensagem numa garrafa percorreu o Oceano Atlântico e foi encontrada por uma mulher da Ilha Terceira, nos Açores. A mensagem tinha sido deitada o mar em Março por um menino de 11 anos residente em Nova Iorque.

O filme tornou-se realidade e esta história vem comprovar que encontrar uma garrafa com uma mensagem perdida à deriva no mar não é só ficção. Foi há dez meses que Curtis Kipple escreveu uma carta a falar de si e da sua cidade, no estado de Nova Iorque e a deitou ao mar dentro de uma garrafa. Este ato fazia parte de um projeto da escola que puxava pela imaginação das crianças, escreve a BBC.

Esta semana, enquanto se faziam ao mar para mais uma manhã de pesca, dois açorianos encontraram a garrafa que tinha percorrido cerca de 4.190 quilómetros desde a costa americana até ao arquipélago português. A mensagem foi entregue a Ana Ponte, filha e irmã dos dois pescadores, que escreveu um mail ao menino americano, a reportar a sua descoberta.

"O meu irmão e o meu pai acordaram hoje cedo e foram para o mar para apanhar peixe que é muito abundante aqui, e encontraram uma garrafa com uma mensagem de um rapaz chamado Curtis Kipple", dizia o mail de Ana Ponte, escrito em inglês e português e enviado para a escola do menino, cita a BBC.

A garrafa tinha sido lançada ao oceano por um pescador da Carolina do Norte em Outer Banks, já que Curtis não vive perto da costa. "O Curtis tinha lágrimas nos olhos quando lhe contei as notícias", disse o professor da criança, Chris Albrecht, que acredita que estes exercícios são bons para ensinar geografia e a escrever cartas.

Esta não foi a primeira vez que uma garrafa é encontrada no mar com uma mensagem. Outra tinha sido descoberta na Nova Escócia, em Junho, mas a de Curtis foi aquela que viajou mais.


Fonte: Boas Noticias.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu lancei 3 garrafas ao mar com um poema dentro de cada uma. Esses 3 poemas completam-se e contam uma história de amor que tive.
Lançei-as a cerca de um ano e até agora não sei se alguem as encontrou e onde foram parar. Gostaria muito de saber a rota que as garrafas fizeram, se foram para destinos diferentes, se foram parar ao mesmo. :) Elas foram todas lançadas na costa portuguesa, em cascais. Ainda tenho um poema que completa os outros mas como fala de sitra estava a pensar em por num pequeno lago ou riacho em sintra. Pois esse amor já está enterrado e agora tenho o coração cheio de amor por outra pessoa. Mas sim, senti-me tão em lança-las e ve-las ir para longe com todo o tempo e paciência que me motivou a enviar mais, apesar de ainda nao o ter feito.
Estou a pensar em enviar uma garrafa com um papel com o meu mail escrito com a intenção de que quem apanhar a garrafa escreva o seu contacto, volte a lançar a garrafa e fique com os que ja la estam. E assim, cria-se uma rede que pode percorrer todo o mundo. =D

Margarida