sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Aeroportos das ilhas da coesão equipados com painéis interactivos


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos inaugurou esta tarde em Santa Maria, um dos 5 painéis interactivos disponíveis a partir de hoje nos aeroportos das ilhas da coesão.


Cada um destes painéis, que José Contente definiu como “um grande touchscreen, poderia ser quase um ipad de grande dimensão” permite uma “interoperabilidade entre o cidadão e o equipamento” agora acessível a todos os que passam pelos aeroportos destas 5 ilhas.

Na apresentação deste equipamento instalado no Aeroporto de Santa Maria, o Secretário Regional adiantou que nestes painéis interactivos “o roteiro da ciência e de conteúdos científicos é o prato forte” tendo no entanto “uma aplicabilidade que vai para além desse tipo de informações científicas”.

José Contente salientou ainda que os painéis, que representam um investimento de 70 mil euros, são “um modo de interagir em termos de tecnologias de informação e comunicação, com as pessoas que passam nos aeroportos, que necessitam de informações” tendo “por um lado, um vídeo genérico dos Açores e um vídeo relativo a cada uma das ilhas onde eles estão instalados” e ainda “vários itens informativos em termos de fauna, flora, localização, geografia, geologia, eventos que podem ocorrer e notícias da ilha”.

Para além do conteúdo disponibilizado, esta é “uma plataforma digital que pode ser carregada com conteúdos que de algum modo representem a possibilidade da informação a residentes ou a quem passa nos aeroportos, turistas ou não”, disse o Secretário Regional.

José Contente lembrou ainda que tinha anunciado que “depois do projecto das redes wireless nas ilhas da coesão, íamos caminhar para estes painéis interactivos e hoje chegou o dia deles estarem disponíveis nas 5 ilhas da coesão”.



GaCS

Sem comentários: