quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cláudia Cardoso enaltece papel do ensino privado no sistema de ensino da Região


A Secretária Regional da Educação salientou esta tarde as vantagens da coexistência entre o ensino público e o privado na Região.


Uma coexistência que “para nós isso tem sido uma mais-valia”, disse Cláudia Cardoso, uma vez que “há nos Açores, zonas onde o ensino privado e as IPSS’s tem desempenhado um papel fundamental”.


Após visitar o Colégio do Castanheiro, a Secretária Regional da Educação salientou que o governo considera que este estabelecimento de ensino privado “também trás uma mais-valia acrescida à possibilidade de complemento que sempre necessitamos ao nível do ensino”.


Este, disse a titular da pasta da Educação, foi “um investimento importante na região e outros seriam bem-vindos aliás. Há apoios suficientes para que isso aconteça ao nível da educação e é proveitoso que aconteça”.


Questionada pelos jornalistas acerca do orçamento do próximo ano, Cláudia Cardoso revelou que “temos uma redução na ordem dos 10% o que nos permite garantir que para o próximo ano teremos, ao nível da contratação e da necessidade de recursos humanos no sistema, aproximadamente os recursos que tivemos este ano, sem grandes variações”.


A Secretária Regional lembrou que este ano houve uma “grande variação que teve a ver com uma diminuição bastante drástica do número de alunos” o que “obrigou o Governo a repensar as suas necessidades de contratação e tivesse contratado menos este ano”.


Já ao nível do Plano, disse, o que será feito é “adiar alguns dos investimentos que não são, do nosso ponto de vista, tão prioritários e avançar com aqueles que são estruturantes, para além daqueles que já estão em curso, e isso tem um montante de investimento global que é muito significativo”.


Lembrando que o “ que houve durante muitos anos, e quando havia outra disponibilidade financeira, foi um volume de obras em curso ainda maior”, Cláudia Cardoso adiantou que em 2012 “haverá um abrandamento, ou seja, não avançaremos já com algumas que não consideramos essenciais mas manteremos os investimentos previstos”.


A Secretária Regional da Educação e Formação referiu-se ainda aos resultados das escolas açorianas, salientando que “nós, apesar de não termos os resultados que gostaríamos de ter, temos uma melhoria relativamente ao ano passado e eu penso que isso deve ser valorizado”.


Cláudia Cardoso lembrou que “a maioria das escolas, com excepção de 6, teve uma melhoria do seu resultado nesse ranking”, acrescentando ainda que “se nós retirarmos aqueles colégios que, quer no ranking nacional quer no regional, obviamente fazem selecção de alunos e se colocarmos apenas as escolas públicas puramente, a média está na ordem dos 11% e nós na região, a primeira escola que temos está nos 10,6%”.


Questionada acerca do aumento da carga horária do Português e da Matemática no continente, a Secretária Regional da Educação e Formação afirmou que “é preciso esclarecer que esta alteração que o Governo da República fez permitiu que ele ficasse ao nível do que nós tínhamos já na Região em termos de horas de português e matemática ao nível do 2º e 3º ciclo” por isso “não faria sentido que nós aumentássemos as nossas em virtude deles terem aumentado as deles”.


Para Cláudia Cardoso, “o Governo da República está convicto de que apenas serve nas escolas, aprender a ler, a escrever e a contar. Essa não é a perspectiva do Governo Regional e não é esse caminho que vamos trilhar”.


Para a Secretária da Educação, “o Governo da República quer fundir disciplinas como Geografia e História e um povo que não tem história não tem memória. Do nosso ponto de vista é preciso



GaCS

Sem comentários: