segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Processo da ASTA não representa qualquer investimento adicional para a Região

O Governo dos Açores medeia o acordo para estabilização da estrutura accionista da empresa ASTA- proprietária do Hotel-Casino em Ponta Delgada e do Hotel-SPA nas Furnas - através da compra de 50 por cento do capital social da empresa por parte de um dos sócios ao outro.

A intervenção do Governo limita-se a acompanhar as negociações entre os accionista e a assegurar um entendimento sólido entre as partes que anule o potencial de conflito existente entre os dois grupos económicos proprietários da empresa e garanta a retoma da concretização e conclusão dos investimentos em curso, sem que isso signifique qualquer investimento adicional para o erário público.

Isso mesmo explicou o Vice-presidente do executivo, em entrevista em directo, na manhã desta segunda-feira, ao programa da RTP-Açores “Bom Dia”.

A actuação do Governo, para resolver este problema, poderá passar por adquirir, através da sociedade “Ilhas de Valor”, o capital que um dos sócios quer vender e a aliená-lo, de imediato e no mesmo dia, ao outro, não ficando o Governo com qualquer participação nesta empresa, sublinhou Sérgio Ávila.

O governante esclareceu também que essa operação não implica qualquer investimento público adicional do Governo neste empreendimento nem nunca o Governo irá tomar qualquer posição accionista nesta empresa, sendo a responsabilidade de conclusão dos investimentos exclusivamente dos privados.

O apoio do Governo a este empreendimento será sempre o que resulta dos incentivos já aprovados , em igualdade com todos os outros investimentos privados e no escrupuloso cumprimento da legislação em vigor com total rigor e transparência.

A aquisição de 50 % do capital social por parte do sócio interessado na compra, será da sua exclusiva responsabilidade, estando a decorrer negociações com a banca para o efeito, com a aquisição a aguardar apenas a garantia de financiamento bancário à conclusão dos investimentos.

Só com estas condições reunidas o Governo irá concluir a sua intervenção neste processo, contribuindo para desbloquear a situação e para a retoma do investimento; concluiu Sérgio Ávila.



GaCS

Sem comentários: