quarta-feira, 26 de outubro de 2011

“Presença de cruzeiros reforça importância das Portas do Mar”, afirma Vasco Cordeiro


O Porto de Ponta Delgada vai receber, amanhã, cerca de 5000 passageiros, em virtude das escalas dos navios Norwegian Epic e Oriana.


Tal como é hábito nestas ocasiões de maior afluência de passageiros, a Secretaria Regional da Economia, através da delegação de turismo de S. Miguel, desenvolveu um programa de animação destinado ao acolhimento destes visitantes.


Para o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, este tipo de acontecimentos “reforça a importância das Portas do Mar, demonstrando que o Governo tomou a opção correcta ao apostar no turismo de cruzeiros como uma forma de captar visitantes para os Açores, sendo visível que todos ficam a ganhar com essa aposta”.


“A presença destes navios contribui para o aumento das receitas do comércio de Ponta Delgada, mas também de toda a ilha de S. Miguel já que esses visitantes optam muitas vezes por realizar excursões aos principais pontos de interesse turístico”, referiu ainda o governante recordando que “a aposta no turismo de cruzeiros não de destina apenas a Ponta Delgada, estando também a ser concretizada com a requalificação da frente marítima da cidade da Horta, ou com o projecto de construção do cais de cruzeiros de Angra do Heroísmo, actualmente em discussão pública”.

Amanhã, além da instalação de um balcão de acolhimento no terminal marítimo das Portas do Mar, está prevista a distribuição de informação turística à chegada, assim como a actuação de um grupo musical em vários locais de Ponta Delgada, nomeadamente na zona das Portas do Mar e das Portas da Cidade.

Com a colaboração da Escola de Formação Turística e Hoteleira, diversos alunos, devidamente identificados, estarão colocados nos principais pontos de atracção turística de Ponta Delgada para prestar informações a todos os visitantes.

De salientar, ainda, que a maioria destes passageiros irá participar em diversos circuitos turísticos na ilha de S. Miguel, organizados pelas respectivas agências de viagem, envolvendo cerca de quatro dezenas de autocarros.

A chegada do Norwegian Epic, o terceiro maior navio de cruzeiros do mundo em tonelagem, está prevista para as 07h00. Este navio, que transporta 3046 passageiros e 1707 tripulantes, permanecerá nas Portas do Mar até às 17h00 horas.

Já o Oriana, da companhia P&O Cruises, é aguardado pelas 07h30, no Cais Comercial do Porto de Ponta Delgada, com partida agendada para as 18h00 horas. A bordo deste navio encontram-se 1749 passageiros e 830 tripulantes. Esta escala insere-se num cruzeiro de 34 noites que o navio está a efectuar, com partida de Southampton, no passado dia 27 de Setembro, constituindo Ponta Delgada a última escala deste itinerário.



GaCS

Sem comentários: