sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Estação VLBI reforça posição geoestratégica dos Açores no mundo da tecnologia espacial


Os Açores vão ter duas estações de radioastronomia e geodesia para medir, entre outras valências, o distanciamento da placa tectónica americana face à placa euroasiática, importante na área da sismologia.


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visitou esta tarde, no âmbito da visita de Governo a Santa Maria, o local onde será instalada a estação VLBI (Very Long Baseline Interferometry), integrada na Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais – REAGE.


A estação tem implicações em estudos na área da sismicidade e da tectónica em geral, “e vai permitir alcançar modelos tectónicos mais apurados e com velocidades determinadas com mais rigor, fundamental na área na sismologia”, sublinhou José Contente.

Este projecto espacial resulta de uma parceria entre a Região Autónoma dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e o Ministério do Fomento de Espanha, através do Instituto Geográfico Nacional de Espanha.

A cooperação prevê a instalação e funcionamento operativo de quatro estações geodésicas fundamentais destinadas à realização de estudos de astronomia, geodesia e geofísica. Estas estações, localizadas em Yebes (Madrid), Canárias, Santa Maria e Flores, serão dotadas de Radiotelescópio para VLBI, geodésico do tipo VLBI 2010, Receptores nas frequências de uso do VLBI geodésico, equipamentos de tempo e frequência (maceres de hidrogénio, relógios, osciladores, etc.) necessários para as observações VLBI, Gravímetro supercondutor e equipamentos acessórios, Estação GNSS permanentes, etc.

Esta rede criada no Oceano Atlântico visa fundar um importante instrumento de pesquisa e de medição, “é um projecto estruturante que vai nascer aqui, em Santa Maria, e com o qual estamos a dar mais um passo em projectos de alta tecnologia, que garante emprego qualificado, e reforça a posição geoestratégia dos Açores mundo”, afirmou o governante.

O Governo Regional irá comparticipar este equipamento com um investimento de cinco milhões de euros, direccionados para o seguemento terrestre da infra-estrutura, a aquisição do terreno e a construção dos edifícios que darão suporte ao funcionamento da estação.

José Contente anunciou que para o ano a primeira antena, de 13 metros, já estará instalada em Santa Maria e irá proporcionar a criação de oito postos de trabalho qualificados, entre astrónomos e engenheiros electrotécnicos.



GaCS

Sem comentários: