segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Governo prepara reforma do sistema de incentivos ao Artesanato, anuncia Vasco Cordeiro


O Governo dos Açores está “a preparar a reforma da legislação que regula a atribuição dos incentivos ao artesanato”, divulgou, este fim-de-semana, em Vila do Porto, o Secretário Regional da Economia.


Vasco Cordeiro, que falava na sessão de atribuição de certificados aos participantes numa acção de formação em olaria, que decorreu em Santa Maria, justificou as alterações que estão a ser preparadas com a intenção “de criar um regime favoreça ainda mais a formação, a dinamização do sector através da participação em eventos, o investimento em unidades artesanais e projectos de inovação”.

Para Vasco Cordeiro, o novo regime de incentivos “vai contribuir para que o artesanato se possa afirmar como um negócio já que não existe qualquer contradição entre o desenvolvimento de uma actividade tradicional e o seu aproveitamento empresarial”.

Durante o mês de Outubro, revelou Vasco Cordeiro, e ainda com as regras actualmente em vigor, “foram apoiadas 57 candidaturas ao sistema de incentivos ao artesanato, o que permitiu um investimento global de 270 mil euros pelos nossos artesãos”. Para o governante, “estes números demonstram não só que existe um leque de actividades e de apoios que respondem às intenções de investimento, mas também que o Governo está disponível para continuar a desenvolver uma estratégia que permita que o artesanato se possa valorizar cada vez mais e se afirmar como um contribuinte activo do desenvolvimento da Região”.

O Secretário Regional da Economia lembrou que os Açores “têm vindo a desenvolver uma forte aposta na afirmação do Turismo como oportunidade de desenvolvimento económico”. “Nós pretendemos, cada vez mais, qualificar e valorizar o nosso artesanato pelo que essa valorização deve ser feita não apenas pela preservação dos saberes, mas sobretudo numa perspectiva de rentabilizar o imenso património que temos”.

Segundo o governante, “esta questão da valorização e a forma como o artesanato se integra na economia é extremamente importante. Se temos uma região que pretende apostar no turismo, não podemos apenas querer turistas aqui. Temos de criar as condições para que os Açores se assumam como um destino de excelência, sendo que uma das formas de contribuir para esse objectivo é a valorização do que é nosso. É isso que é fundamental para a construção do destino”.

Em Santa Maria, o Secretário Regional da Economia reuniu-se igualmente com o núcleo empresarial daquela ilha e com a direcção do clube naval local. Nestes encontros o governante teve a possibilidade de tomar contacto com as actividades que têm sido desenvolvidas por estas duas entidades, nomeadamente, no caso do clube naval, com diversas acções de animação turística que têm permitido que a Região se afirme cada vez mais como um destino com uma forte ligação ao mar e que mereceram, este ano, o apoio do Governo dos Açores num montante de cerca de 50 mil euros para a realização de diversas provas, como foram os casos do I Masters de PhotoSub, o IV Big Game Fishing e o IX Torneio Feminino de Corrico de Barco, entre outros.

No âmbito da reunião com o Núcleo Empresarial de Santa Maria foram analisados, além de matérias de interesse para os empresários locais, o ponto de situação em relação aos investimentos que têm vindo a ser apoiados pelo sistema de incentivos, sendo de registar um montante global de candidaturas naquela ilha que representam um investimento privado superior a 15 milhões de euros e a criação de mais de três dezenas de postos de trabalho.

Vasco Cordeiro visitou ainda diversas empresas apoiadas pelos sistemas de incentivos da responsabilidade da Secretaria Regional da Economia, bem como uma unidade de turismo rural.



GaCS

Sem comentários: