sábado, 29 de outubro de 2011

Governo apoia Clube Desportivo Gonçalo Velho na construção de sede em pleno centro histórico de Vila do Porto


A Secretária Regional da Educação e Formação formalizou esta manhã, o contrato programa de desenvolvimento desportivo através do qual o Governo dos Açores vai apoiar o Clube Desportivo Gonçalo Velho, na construção da sede do clube, no centro histórico de Santa Maria.


O Governo dos Açores cedeu o imóvel, património da Região, onde vai ser construída a nova sede e vai disponibilizar, através deste contrato programa, um apoio na ordem dos 40% para a execução da obra.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, Cláudia Cardoso salientou que este é “um sinal claro de que com a conciliação de interesses é sempre mais fácil prosseguir um objectivo comum”, através do compromisso das entidades envolvidas.

Para a Secretária da Educação, este é “o verdadeiro serviço público, que resulta da conjugação absoluta de interesses com o mesmo objectivo, garantindo ao clube melhores condições de funcionamento”.

A Secretária Regional adiantou que “nos tempos difíceis que se vivem por todo o mundo, temos muito orgulho em poder dizer que na área do desporto como em muitas outras áreas da nossa governação, somos efectivamente uma região diferente”, uma vez que “ao longo dos últimos anos, crescemos em todos os indicadores económicos e nos fomos progressivamente aproximando das médias nacionais e europeias”, sem ter “hipotecado o nosso futuro colectivo e sem ter ido para além da nossa real capacidade de investimento”.

Falando no caso concreto do desporto, Cláudia Cardoso lembrou que os Açores são hoje, “devido à política de desenvolvimento desportivo assumida pelo governo, a região do país com maiores índices de prática desportiva federada, correspondendo a cerca de 9% da nossa população total, que se destacam quando comparados com os 7% da Madeira ou com os 4,8% do território continental. De 34 associações em 1995 passamos hoje para 48, de 159 clubes passámos para 257; de 11.920 atletas evoluímos para 21.844. De 14.472 atletas em escalões de formação em 2003 caminhámos para 16.173”.

Facto ainda mais relevante, disse a Secretária Regional “é que nos Açores a esmagadora maioria dos nossos praticantes são jovens, o que nos permite dizer com outra margem de segurança que estamos a ser contribuintes líquidos do nosso futuro colectivo de sucesso desportivo”.

Referindo-se ainda aos indicadores desportivos de Santa Maria, Cláudia Cardoso referiu que é nesta ilha que “se verificam maiores taxas de adesão desportiva por parte dos jovens”.

A nível federado, por exemplo, Santa Maria tem 1.027 atletas, o que corresponde à taxa mais alta de participação da Região, na ordem dos 18%.

Considerando o total da população, a taxa de participação potencial chega aos 44%, ao passo que se forem considerados os escalões de formação, com idades compreendidas entre os 8 e os 18 anos, a taxa de participação potencial sobe para os 89%.

Salientando que o “desporto açoriano tem podido contar com o apoio do Governo dos Açores, que dentro das suas disponibilidades financeiras lhe disponibiliza o máximo da sua capacidade, com respeito integral e público pelos princípios da transparência, da criteriação e da equidade na atribuição de apoios” Cláudia Cardoso lembrou que “ao movimento associativo cabe a responsabilidade da tomada de decisão e da gestão dos apoios”.


GaCS

Sem comentários: