sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Intervenção do Presidente do Governo na cerimónia de inauguração da requalificação do Pavilhão de Educação Física e Desporto da Escola Básica de S. M.


Texto integral da intervenção do Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, proferida hoje, em Santa Maria, na cerimónia de inauguração da requalificação do Pavilhão de Educação Física e Desporto da Escola Básica e Secundária de Santa Maria:

“Uma breve intervenção, começando por dizer que inauguro, com satisfação, mais esta obra em Santa Maria – neste caso a da requalificação do Pavilhão de Educação Física e Desporto da Escola Básica e Secundária de Vila do Porto.


É mais um investimento concretizado na área do serviço público de educação na nossa Região e num sector onde os progressos, sejam em infra-estruturas sejam em inclusão educativa, têm sido contínuos, constantes e muito impressivos nas últimas décadas. Só quem não conheceu nem quer recordar o passado pode ter dúvidas sobre essa evolução significativa e positiva que ocorreu ultimamente nos Açores.

A inauguração deste Pavilhão sucede a várias outras, como por exemplo as que têm sido feitas pelas restantes ilhas, como a da Escola Básica Integrada de Ponta Garça, em Vila Franca do Campo, a da Escola Francisco Ferreira Drummond, na Terceira, a do pavilhão desportivo da EBS das Flores e a da ampliação e novo pavilhão da EB de São Roque do Pico.

É mais um esforço bem sucedido para a qualificação das nossas escolas, pontuando um parque escolar que já apresenta elevada qualidade na esmagadora maioria dos nossos concelhos, e servindo condigna e pedagogicamente todos os intervenientes no processo educativo, em especial os nossos professores, as nossas crianças e jovens e as comunidades envolventes.

Temos, igualmente, hoje, nos Açores, uma escola pública com um quadro docente estável e estabilizado e de professores habilitados para a docência graças às políticas, em algumas ocasiões incompreendidas, encetadas pelo Governo Regional neste últimos anos.

O desporto é – não temos dúvidas sobre isso – um factor essencial no completamento da formação educativa dos jovens, merecendo por isso um elevado investimento e uma grande atenção na rentabilização dos recursos disponíveis. O equipamento que estamos a inaugurar, sendo importante para esta escola em particular, assume-se também como relevante para toda a comunidade educativa, para os clubes desportivos de Santa Maria e para a população em geral, que dele poderão desfrutar.

O caminho, que temos trilhado, na construção de equipamentos desportivos escolares, permitiu aumentar significativamente a taxa de cobertura do território em recintos desportivos cobertos, e privilegiar, em matéria de formação desportiva, a educação física e o desporto escolar, garantindo o acesso a outros utilizadores e uma ocupação bastante elevada. Têm sido, assim, investimentos, adequados e rentabilizados.

Por outro lado, é também importante salientar que conseguimos já uma generalização e melhoria da disciplina de Educação Física que, na Região Autónoma dos Açores, também ao nível do 1º Ciclo, é leccionada por docentes devidamente credenciados. As crianças e os jovens de Santa Maria deverão ser, assim, os grandes beneficiários deste espaço.

Este Pavilhão resulta da execução de um projecto de boa qualidade e funcionalidade, contando com uma sala de ginástica, uma sala de aula teórica, um gabinete médico, uma sala de professores, uma sala para clubes e uma sala de árbitros, bem como estruturas de apoio, designadamente dois armazéns e dois espaços para arquivos. Tem, pois, tudo o que é necessário e adequado a um espaço escolar com fins desportivos múltiplos. Resta ser bem aproveitado e bem utilizado, como tudo deve ser, especialmente quando estão em causa investimentos comparticipados por todos os cidadãos.

Pugnamos por uma escola pública de qualidade, que aposta no seu próprio desenvolvimento organizacional e que coloca a construção das aprendizagens dos seus alunos no topo das suas prioridades.

O investimento na educação, na escola pública como em todos os restantes veículos promocionais e integrantes do processo educativo, é uma das maiores componentes da despesa pública do orçamento regional. Sabemos que a aquisição de competências e a qualidade dos recursos humanos são e serão factores de impulso primordial no nosso crescimento e para a nossa sustentabilidade como região progressiva. Por tudo isso, o maior significado de mais esta inauguração é o da confirmação da nossa fidelidade à educação como motor do nosso desenvolvimento.

Uma vez mais, parabéns a Santa Maria."



GaCS

Sem comentários: