sábado, 29 de outubro de 2011

Novo serviço de transporte público de passageiros em Santa Maria arranca a 11 de Novembro


O novo serviço de transporte público de passageiros, na ilha de Santa Maria, arranca no próximo dia 11 de Novembro. Um frota nova, com novos horários e itinerários ajustados à realidade e às necessidades da ilha é a grande aposta do Governo Regional para a garantia do serviço público de acessibilidades terrestres.


Serão sete os novos autocarros da frota que irão garantir o serviço de transporte púbico de passageiros e que oferecem novas condições de transporte em Santa Maria, quer aos residentes quer aos visitantes. Foram definidos novos itinerários que passam nos hotéis, na gare marítima e nas zonas balneares, “o que revela um cuidado especial” em garantir o acesso e o transporte dos turistas e dos marienses aos principais pontos turísticos da ilha, sublinhou o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.


José Contente, que falava na cerimónia de apresentação da frota e do site afecto ao serviço público de transporte de passageiros, afirmou que “estamos perante uma grande reforma nos transportes colectivos nas ilhas dos Açores, já o fizemos em algumas ilhas e chegou agora agora a vez de Santa Maria”.


A nova prestação de serviços aposta igualmente na informação aos utentes, neste sentido começaram hoje a ser distribuídos folhetes com os percursos e os horários, foram colocados painéis informativos nas paragens dos autocarros e foi ainda criado um site para disponibilizar todas as informações, www.transportesdesantamaria.com, apresentado hoje.


“Por cada novo autocarro estamos a contribuir para a melhoria ambiental dos Açores, porque são ambientalmente mais sustentáveis, emitem sete vezes menos gazes nocivos para a atmosfera. Para as próprias empresas a poupança em combustível também é significativa, e isto tem um impacto directo na economia regional porque quanto menos combustível importamos melhor”, acrescentou o governante.


Até agora o transporte de passageiros era assegurado por uma empresa detida maioritariamente pela Região e a partir de agora passa a ser assegurado por um consórcio regional privado, que venceu o concurso público. Este procedimento “é exactamente o que o Governo Regional pretende para resolver questões da economia regional, transferindo para as empresas aquilo que deve ser explorado por elas”, disse José Contente, é uma filosofia de serviços públicos garantidos pelas empresas mediante uma comparticipação do Governo Regional.


O Secretário Regional valorizou a atitude do consórcio em integrar os trabalhadores da anterior empresa no novo serviço, referindo que se tratou de uma “transição socialmente responsável e adequada às intenções do Governo e dos próprios trabalhadores”.


O contrato vigorará nos próximos seis anos, renovável, e representa um encargo anual na ordem dos 230 mil euros. “Este é sobretudo um serviço de qualidade para os marienses, um serviço para os turistas e um serviço com preocupações ambientais”, rematou o governante.



GaCS

Sem comentários: