terça-feira, 25 de outubro de 2011

Governo avança com estabilização de taludes nas estradas afectadas pelo mau tempo em São Jorge


O Director Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres visitou hoje vários troços das estradas regionais da ilha de São Jorge, sobretudo nos locais onde foram detectadas algumas patologias provocadas pelas intempéries das últimas semanas.


Miguel Costa confirmou que as chuvas abundantes provocaram alguma instabilidade e anunciou a construção de mures de suporte da plataforma nas estradas regionais n.º 2-2ª, Caminho Largo, no Topo, e na n.º 3-2ª, na Transversal.


“Vamos avançar com estes trabalhos urgentes para garantirmos a segurança dos condutores. A Delegação de São Jorge da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos tem estado a monitorizar os sinais de erosão normal dos taludes e confirmou que estes sofreram um agravamento, daí a necessidade urgente desta intervenção”, referiu o Director Regional.


Na designada estrada Transversal vão ser construídos dois muros de suporte da plataforma de estrada, evitando assim riscos de deslizamentos futuros. No Caminho Largo, no Topo, local cujos taludes também foram afectados por condições climatéricas adversas, vai igualmente ser construído um muro de suporte.


A par destas intervenções, “que garantirão as condições de segurança a quem transita nas estradas regionais”, sublinhou Miguel Costa, a Secretaria Regional dos Equipamentos irá proceder à limpeza e desobstrução de grande parte dos principais órgãos de drenagem existentes, sobretudo nos locais onde se têm verificado situações de risco, e à construção de três poços sumidouros para garantir o melhor escoamento das águas pluviais.

Estas empreitadas totalizam um investimento público de cerca de cem mil euros e são executadas em prol da segurança dos cidadãos.

O Director Regional visitou também o decurso das obras da empreitada de reabilitação da estrada regional de acesso à vila das Velas e comprovou o bom ritmo dos trabalhos.

“Quis conhecer o ponto de situação da obra, reuni com o empreiteiro e estou satisfeito com o bom andamento dos trabalhos”, disse Miguel Costa. Os muros já foram construídos, parte do troço já tem o pavimento definitivo e estão a ser concentrados esforços na conclusão da pavimentação para evitar mais transtornos aos condutores.



GaCS

Sem comentários: