terça-feira, 25 de outubro de 2011

Exposição antológica “URBANO - neste meio de mar” no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado


Com a exposição antológica de Urbano, o Museu Carlos Machado dá continuidade à sua política de divulgação de Artistas Açorianos, iniciada pela actual direcção, em 2006, com a exposição Mare Magnum que correspondeu a uma abertura da instituição aos criadores da Região.


Urbano é um dos mais conceituados artistas da sua geração, como comprova o seu vasto curriculum vitae, e foi um dos elementos centrais deMare Magnum, marco de um novo ciclo na relação do Museu com a comunidade de artistas da Ilha de S. Miguel.

A exposição antológica de Urbano reúne trabalhos criados entre 1996 e 2011 e assenta essencialmente em 3 núcleos, correspondendo cada um deles a uma técnica ou suporte: papel, tela e gesso. O gesso é um suporte que Urbano tem vindo a explorar desde 1997, e com o qual tem produzido um assinalável conjunto de obras, até agora inéditas, pelo que será privilégio desta exposição a sua primeira apresentação pública.

Com esta exposição de carácter antológico, a Direcção Regional da Cultura, através do o Museu Carlos Machado, renova com Urbano um diálogo iniciado em 1983, por ocasião da sua primeira exposição individual. Assim, vinte e oito anos depois, o Museu volta a revelar novos trabalhos de Urbano, agora integrados no contexto mais vasto da sua obra.



GaCS

Sem comentários: