sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Editores e livreiros têm papel fundamental no processo cultural


Os editores e livreiros têm um papel fundamental no processo cultural e, a par dos autores, são “das pessoas que mais têm contribuído para a formação cultural do nosso povo”.


A afirmação é da Directora Regional das Comunidades que falava, em representação do Presidente do Governo Carlos César, na sessão de abertura do I Congresso do Livro, que se realiza hoje e amanhã na Praia da Vitória, numa organização da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e da Câmara Municipal praiense, com o apoio do executivo dos Açores.

Maria da Graça Castanho, ela própria especialista em promoção do livro e da leitura e a primeira coordenadora do Plano Nacional de Leitura, manifestou, por outro lado, o seu apreço pela “tenacidade e coragem da Praia da Vitória” por continuar a apostar na cultura, apesar “dos momentos de crise que atravessamos”.

“Trazer um congresso desta dimensão” à Praia da Vitória e a disponibilidade da associação para realizar a sua primeira edição nos Açores são esforços que o Governo regional reconhece, pela importância cultural que representam, disse ainda.

O I Congresso do Livro, integrado no programa do evento cultural Praia – Outono Vivo, reúne mais de 120 participantes nacionais e também alguns estrangeiros, e está a debater temas como o novo paradigma editorial, o enquadramento legal, as indústrias culturais em tempo de crise e o livro e as novas tecnologias, entre outros.


GaCS

Sem comentários: