segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Anselmo Borges na quarta conferência do ciclo "Conversas de Outono"


A quarta conferência do ciclo "Conversas de Outono", promovido pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, intitulada “Crises e Oportunidades”, será proferida pelo Professor Doutor Anselmo Borges, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e realizar-se-á no próximo dia 4 de Novembro, pelas 18h00, na Sala de Reservados do Palácio Bettencourt.


Anselmo Borges é docente de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde rege nomeadamente as cadeiras de Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Ética; nesta Faculdade orienta igualmente um seminário sobre Mulheres e Religiões nos cursos de Mestrado e Doutoramento em Estudos Feministas.

Estudou Teologia na Universidade Gregoriana, em Roma, Ciências Sociais na École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, e Filosofia nas Universidades de Coimbra e de Tubinga, Alemanha.

Anteriormente leccionou Filosofia e Teologia na Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Maior do Maputo.

É sacerdote católico da Sociedade Missionária da Boa Nova.

Tem diversas obras publicadas, entre as quais Janela do (In)visível (3 edições), Religião: Opressão ou Libertação?, Morte e Esperança (esgotado), Corpo e Transcendência (esgotado), Deus no século XXI e o futuro do cristianismo (coord.), Janela do (In)finito (2 edições), Religião e Diálogo Inter-Religioso (2 edições), Deus e o Sentido da Existência.

É também colunista regular do Diário de Notícias, onde publica sobre temas religiosos.

Na sua conferência, Anselmo Borges propõe-se abordar questões cruciais como as noções de crise e de oportunidade, da crise como constitutivo da realidade, da Crise e das crises — as múltiplas crises: cósmicas, de identidade, científicas, económico-financeiras, familiares, a crise da morte, a crise de Deus.



GaCS

Sem comentários: