terça-feira, 25 de outubro de 2011

Redes de III Geração chegam a 12 concelhos dos Açores e fibra óptica ao Grupo Ocidental


Após o visto do Tribunal de Contas estão agora reunidas as condições para o início da instalação do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo, concretizando-se o Projecto das Redes de Nova Geração (RNG) que abrangerá 12 concelhos dos Açores.


Estes dois projectos, que implicam um investimento de 20 milhões de euros - oito milhões para a instalação do cabo de fibra óptica e 12 milhões para as RNG -, garantirão “um novo impulso ao desenvolvimento da economia regional ligadas às grandes velocidades da fibra ótica. O Governo dos Açores, e sobretudo as populações do Corvo e das Flores, obtém, deste modo, sucesso neste projecto”, sublinhou hoje o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

Em conferência de imprensa, José Contente referiu que o Governo dos Açores sempre considerou a ligação em fibra óptica de todas as ilhas fundamental para a garantia da coesão territorial. Com este anel, garante-se, a todos os açorianos, o acesso à sociedade da informação e do conhecimento em condições de igualdade.

Aos jornalistas o governante relembrou que desde 1997 o Governo Regional tem feito “uma grande pressão” junto do Governo da República e da Portugal Telecom para a ligação em fibra óptica às ilhas do Grupo Ocidental. Ao longo da última década foram agendadas diversas reuniões com os Governos da República do PS e do PSD e com a Portugal Telecom e trocada diversa correspondência, adiantou.

“Fruto da grande insistência” por parte do Governo dos Açores as ilhas das Flores e do Corvo foram incluídas no concurso público para a instalação, gestão, exploração e manutenção das redes de comunicações electrónicas de alta velocidade na Região Autónoma dos Açores.

José Contente constatou ainda que “são caricatas as declarações da líder do PSD ao querer colar-se a um projecto que ela, como antiga Secretária Regional das Finanças, inviabilizou ao não incluir as ilhas das Flores e Corvo no projecto do anel de fibra óptica que ligou as restantes sete ilhas do arquipélago dos Açores. Mais uma vez Berta Cabral queria marcar golo mas todos vêem que está fora de jogo”.

Não havendo agora nenhum constrangimento burocrático nem financeiro, o Secretário Regional espera que a execução do projecto se inicie rapidamente.



GaCS

Sem comentários: