domingo, 30 de outubro de 2011

Congresso do Livro trouxe debate importante aos Açores


O Director Regional da Cultura congratulou-se, na noite de Sábado, na Praia da Vitória, pela realização do I Congresso do Livro, da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, naquela cidade terceirense.


O evento permitiu “reunir um conjunto de pessoas em torno de um tema cada vez mais em foco, que tem a ver com a edição e comercialização do livro em Portugal”, disse Jorge Bruno, falando, em representação do Presidente do Governo, Carlos César, no encerramento daquele congresso.

O Director Regional salientou a importância dos temas abordados, com especial relevo para o problema das cópias ilegais, para as potencialidades das novas tecnologias e para os planos de leitura, a começar ao nível do ensino.

Jorge Bruno traçou, também, para os congressistas, uma panorâmica genérica da política do Governo dos Açores para a cultura e, particularmente, para o livro.

Segundo explicou, a Direcção Regional da Cultura deixou de se assumir como editora, perante o aparecimento de editores privados na Região, facto que considerou muito positivo, editando apenas obras de importância relevante, mas sem potencial comercial.

“Pelo contrário”, disse Jorge Bruno, o Governo “não só evita concorrência com os privados como, através de legislação que aprovou, apoio não só os editores mas também os próprios autores nas suas edições”.

O I Congresso do Livro decorreu sexta-feira e sábado na Praia da Vitória, no âmbito do programa do evento cultural da edilidade praiense “Praia – Outono Vivo” e contou com o apoio do Governo Regional.



GaCS

Sem comentários: